quinta-feira, junho 27, 2013

Mobilidade Urbana. Será que é preciso importar ?

Em todo o mundo, cidades grandes e pequenas sufocadas pelo trânsito cada vez maior de automóveis, já perceberam que o modo mais fácil de resolver o problema é investir na implantação de sistemas cicloviários, conscientes do benefício global que o uso da bicicleta em grande escala pode trazer. Ocupando 10% do espaço de um carro ao estacionar ou circular, a bicicleta é uma das soluções mais viáveis e baratas para melhorar a qualidade de vida de uma cidade. Amsterdam já sabe disso desde os anos 50, quando implantou um eficiente sistema cicloviário na cidade.

Pensando nisso uma comitiva de Amsterdã, na Holanda, está em São Paulo para mostrar como criar mais caminhos para os ciclistas da capital paulista. Amsterdã tem 800 mil habitantes e 500 km de ciclovias, que são percorridas por meio milhão de ciclistas todos os dias. 
Amsterdã é considerada a melhor cidade do mundo para pedalar. Diariamente 40% da população de Amsterdã vai de bicicleta para o trabalho, 40% de transporte público e só 20% de carro.     As mulheres usam bota, sandália, bolsa e nada disso atrapalha. Um cenário dos 
A vice-prefeita presente na comitiva Carolien, defende vias exclusivas que funcionem todos os dias. Ainda que seja preciso tirar espaço dos carros e investir em infraestrutura. Para ela, é preciso fazer com que as pessoas se acostumem com as bicicletas no trânsito. “Você vai precisar de pelo menos três coisas: boa infraestrutura, boas bicicletas e ensinar as pessoas a usar a bicicleta desde crianças, não só aos domingos, mas no dia-a-dia”, orienta.
Carolien diz que colocar as bicicletas na rua é uma questão de querer mudanças. “Mudar é difícil, mas eu acho que você precisa ser até um pouco radical, se não nunca vai acontecer.

O código brasileiro de trânsito (CBT), aprovado em 1997 (lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997), legisla claramente sobre a matéria e afirma: A bicicleta é um veículo e responde ao CTB. No artigo 29 desta lei, no parágrafo 2, lemos: “Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres”. Do texto, podemos entender que a lógica política-legislativa que rege o circular da bicicleta por aqui fica próxima da idéia de integrar a bicicleta no trânsito. Contudo, a falta de informação e formação (para motoristas, ciclistas, urbanistas, técnicos e agentes de trânsito) aliada ao preconceito social ligado ao uso da bike faz com que as cidades não consigam gerenciar os conflitos de tráfego adequadamente.

quarta-feira, junho 19, 2013

O que é PEC 37


Proposta de Emenda Constitucional 37/2011. Se aprovada, o poder de investigação criminal seria exclusivo das polícias federal e civis, retirando esta atribuição de alguns órgãos e, sobretudo, do Ministério Público (MP).    O (MP) é hoje o principal responsável por investigar corrupções que envolvem o governo.

A justificativa apresentada pelo autor da PEC 37, deputado Lourival Mendes (PT do B - MA), ressalta que não há prejuízo para a investigação criminal em comissões parlamentares de inquérito (CPIs), o que é garantido por um outro dispositivo presente na Carta Magna. 

Diante da tramitação da PEC 37 na Câmara dos Deputados, diversas organizações lançaram a campanha "Brasil contra a impunidade", acusando a proposta de beneficiar criminosos, principalemnte ligados ao governo.

Ao mesmo tempo, apontam que graças ao trabalho do Ministério Público Federal foram propostas 15 mil ações penais entre 2010 e 2013. Se tais casos fossem repassadas à Polícia Federal, os crimes poderiam não ser julgados. Eles acabariam prescritos caso as investigações não se concluíssem a tempo.

A apreciação da PEC 37 pelo plenário da casa está prevista para o dia 26 de junho. 

Fique de olho !

sexta-feira, junho 14, 2013

Percurso em Defesa pela Diversidade Cultural - Juventude Periférica e seus desafios

Violência policial, remoções, encarceramento em massa. Muitas vezes a presença do Estado nos territórios periféricos se resume aos aparatos repressores, enquanto isso falta creche, escola, posto de saúde, saneamento, áreas de esporte lazer, equipamentos culturais. Está em curso um projeto de faxina étnica que exclui sistematicamente a população mais pobre, na sua maioria negra.
Mais esses territórios pulsam e produzem diversas estratégias de resistência e contraposição a este modelo sociedade. Neste sentido, é fundamental debatermos que modelo de cidade e sociedade nós queremos. Quais serão as nossas ações para cobrar as mudanças necessárias junto ao Estado?
Nos dias 13, 14, 15 e 16 de junho acontecerá em São Paulo o Percurso em Defesa pela Diversidade Cultural - Juventude Periférica e seus desafios. Os encontros acontecerão em lugares diferentes dentro da periferia: União Popular de Mulheres/Agência Solano Trindade - Campo Limpo; Parque Santo Dias / CDHEP - Capão Redondo e Circulo Palmarino em Embu das Artes. No evento haverá a participação de jovens e mestres da comunidade de terreiro Ilê Omiojuaro.
dia 13 Praça do Campo Limpo -  Rua José Viriato de Castro, s/n Campo Limpo
dia 14 Círculo Palmarino - Rua Campos Sales, 43, Jardim Presidente Kennedy, Embu das Artes.
dia 15 CDHEP - R. Dr. Luís da Fonseca Galvão, 180, Capão Redondo - A 100 metros da estação capão redondo
dia 16 Parque Santo Dias - Rua Jasmim da Beirada, 71, COHAB Adventista Alt. do 4800 da Estrada de Itapecerica.

Fonte;



quinta-feira, junho 13, 2013

Na Faixa / Bienal Brasileira de Design Gráfico.



Na próxima sexta-feira, 14 de junho, começa um dos mais importantes encontros que discutem e apresentam as tendências voltadas para a área de design gráfico. Trata-se da 10° Bienal Brasileira de Design Gráfico, que acontece no Memorial da América Latina, em São Paulo, e traz uma programação intensa de palestras, conferências e debates, além da exposição dos 444 projetos selecionados para o evento. A mostra fica em cartaz de 14 a 30 de junho, de terça a domingo das 9h às 18hs, no Memorial da América Latina. O Design Weekend é parceiro do evento e traz, agora, a programação completa, com nomes como Mario Van Der Meulen, da Bélgica, Jairo Buitrago, da Colômbia e Gonzalo Cárcamo, do Chile, como palestrantes.
O evento apresenta 444 projetos representativos produzido no país ou por profissionais brasileiros nos últimos quatro anos. A seleção contempla projetos nas categorias de “Identidade & Branding”, “Impressos Editorias”, “Impressos Promocionais”, “Digital, Espacial”, “Embalagens”, “Tipografia” e “Fronteiras”.
Serviço;
  • de 14 a 30/06
    • TerçasQuartasQuintasSextasSábados e Domingos das 09:00 às 18:00
Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664
Barra Funda - Oeste
(11) 3823-4600

Fonte:

quinta-feira, junho 06, 2013

Prêmio

Para se tornar um país mais justo, desenvolvido e bem administrado, o Brasil precisa formar líderes capazes de desatar os nós que ainda tolhem os setores público e privado. É esse o objetivo do prêmio Jovens Inspiradores, promovido por VEJA.com e Fundação Estudar: identificar e encorajar jovens talentos com potencial de assumir postos estratégicos para o desenvolvimento do Brasil.

Fonte;
http://veja.abril.com.br/premio-jovens-inspiradores/sobre.html

Prêmio fundação B B, inscrições .


domingo, junho 02, 2013

18ª festa do imigrante de São Paulo.

       


O quadro “Operários”, de Tarsila do Amaral, mostra como é constituído diversificadamente o povo brasileiro, um grupo bastante miscigenado por europeus, afro-descendentes, indígenas e orientais. 

A tradicional Festa do Imigrante celebra há 17 anos as manifestações culturais, artísticas e gastronômicas de diversas nações que povoam o Estado de São Paulo. 
Fotos da Festa do ImigranteAlém disso, tem papel fundamental no resgate da história dos mais de 2,5 milhões de imigrantes que passaram pela antiga Hospedaria dos Imigrantes desde final do século XIX.


Ao longo dos anos, o evento vem conseguindo unir o tradicionalismo da iniciativa com a crescente participação do público e das comunidades. Em 2012, mais de 12 mil pessoas prestigiaram as comidas típicas, músicas, danças, artesanatos, entre outras manifestações, de 34 países, organizados em 55 expositores.
Fotos da Festa do Imigrante

 Bulgária, Chile, Congo RDC, Espaha, Grécia, Ilha da Madeira Índia, Japão, Lituânia, Moçambique, Peru, Rússia e Turquia






Alimentação

AlimentaçãoAlemanha, Áustria, Bolívia, Brasil, Bulgária, Chile, Congo RDC, Coreia, Croácia, Espanha, França, Grécia, Hungria, Inglaterra, Ilha da Madeira, Índia, Israel, Itália, Japão, Líbano, Lituânia, México, Moçambique, Peru, Polônia, Portugal, Rússia e Turquia




Mais em;