quarta-feira, fevereiro 24, 2010

Políticas públicas de exclusão..



Lembram-se do Brooklin distrito pobre de Nova Iorque???

Desde 2008, a Prefeitura desativou dois albergues no centro: o Jacareí (antigo Cirineu), com quase 400 vagas, e o Glicério (conhecido como São Francisco), com 300 leitos, segundo a Secretaria de Assistência Social (Seads). “Mas chegamos a abrigar mais de 700 pessoas”, relata frei José Santos, que administrava o Albergue do Glicério. “É claro que a maioria voltou às ruas.” Neste ano, a Prefeitura pretende encerrar os serviços de outros dois centros: o República Condomínio AEB, com 85 vagas, e o Pedroso, com cerca de 400.

“O governo fecha os albergues centrais e diz para irmos para outros na periferia”, relata Cícero Morais. “Quando me tiraram do Glicério, me mandaram para a zona leste.” Morais afirma que os moradores de rua não quiseram ficar na periferia porque lá a infraestrutura é falha. “A segurança é ruim, não tem atendimento de saúde e falta lugar para vender lixo ou papelão.”

“Dormia no Albergue Cirineu e depois fui para o São Francisco”, conta Carlos dos Santos. “Mas os dois fecharam, não consegui vaga em outro da região e tive de voltar a pernoitar no Minhocão.” Santos é um dos moradores de rua que preferem dormir ao relento a deixar o centro de São Paulo e bairros próximos. Em dois anos, a região já perdeu quase 700 leitos em albergues municipais. Outros dois abrigos estão com os dias contados para também fechar as portas. A medida eleva a conta para mais de mil vagas extintas.

A consequência é visível: vias e praças são ocupadas por uma massa cada vez maior de moradores de rua. Segundo estimativa da Associação Viva o Centro, são 2 mil na região. “E o número tem aumentado com o fechamento dos albergues”, afirma o superintendente da instituição, Marco de Almeida. Ele diz que essa população cresceu na Avenida Duque de Caxias, na Praça da República e no Largo do Arouche. O Movimento Nacional da População de Rua estima que 15 mil pessoas vivam nas vias da capital (quase 5 mil a mais que há sete anos).

Queixas semelhantes tem a diretora da Associação Paulista Viva, Marli Lemos. “Depois que encerraram os serviços dos albergues, apareceu um monte de morador de rua por aqui”, reclama. “Regiões onde não havia tantos mendigos, como a Alameda Santos e o vão do Masp, agora estão lotadas.”

Para o psicólogo Walter Varanda, cujo doutorado analisou o morador de rua, fechar vagas no centro para estimular a ida dessa população para outros bairros é tática ineficiente. “Há uma política de higienização, em que a Prefeitura tenta tirar os sem-teto da frente do cidadão”, explica.

Já foi provado em nova iorque através do prefeito Rudy Giuliani:
Muitas vezes medidas impopulares, mesmo não auxiliando ninguém, é voto garantido. Você acha que político inescrupuloso iria dar tiro no pé...

Qualquer semelhança é mera coincidência...

Encontro das Artes no centro cultural Monte Azul




ENCONTRO DE ARTES Centro Cultural Monte Azul

05 e 06 de Março 2010


Maiores Esclarecimentos:

Informação: 11 58538089 com Tchê

raizesculturais@monteazul.org.br

EMBU DAS ARTES APRESENTARÁ PROJETO DE NOVOS PARQUE E UNIVERSIDADE A MINISTROS



Um antigo sonho da região sul e sudoeste de São Paulo pode estar perto de se tornar realidade: a implantação de uma instituição gratuita de ensino superior na região, onde moram mais de 6 milhões de pessoas. Na próxima sexta-feira, 26/2, às 9 horas, será realizado no Hotel Rancho Silvestre, em Embu das Artes, o Encontro Pró-Universidade Federal da Região Sul e Sudoeste de São Paulo, com as presenças dos ministros da Educação, Fernando Haddad, do Turismo, Luiz Barretto, e das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Fernando Haddad (Educação), Luiz Barretto (Turismo) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais) estarão no Encontro Pró-Universidade da Região Sul e Sudoeste de São Paulo, dia 26/2. Embu propõe sediar novo campus no Parque da Várzea do Rio Embu-mirim. Área de 1,6 milhão de m² é pouco maior que o Parque Ibirapuera, e já conta com R$ 30 milhões em recursos federais

Ministros e centenas de lideranças políticas, religiosas e sociais conhecerão os projetos do Parque da Várzea do Rio Embu-mirim e da Universidade, que será uma extensão da Universidade Federal de São Paulo. A proposta é que o novo campus da Unifesp seja instalado dentro do parque, uma área de 1,6 milhão de metros quadrados - um pouco maior que o Parque Ibirapuera. Além de oferecer a área, o governo de Embu das Artes disponibilizará ao Ministério da Educação e à Unifesp recursos da ordem de R$ 30 milhões provenientes de emenda ao orçamento da União.

A perspectiva é que o futuro Parque Embu-mirim - projeto que alia preservação ambiental e uso sustentável dos recursos naturais - incremente o turismo regional e, somado à universidade, eleve o patamar de desenvolvimento humano e econômico de ao menos 30 municípios localizados ao sul e sudoeste de São Paulo.

Embu é um município brasileiro do estado de São Paulo, pertencente à Região Metropolitana da capital paulista e à microrregião da cidade de Itapecerica da Serra. É considerado oficialmente uma estância turística, também sendo conhecido como Embu das Artes.

Serviço: Encontro Pró-Universidade Federal da Região Sul e Sudoeste de São Paulo
Data: 26 de fevereiro de 2010, às 9 horas
Local: Hotel Rancho Silvestre - estr. do Votorantim, 700, bairro Votorantim, Embu das Artes (SP)
Informações: Secretaria de Comunicação Social do Governo de Embu das Artes

Home-page : www.embu.sp.gov.br
E-mail : comunica@embu.sp.gov.br

Fonte:
http://www.maxpressnet.com.br/

Olha que belo exemplo de política pública a seguir em todo Brasil;

A coordenadoria de ações para a juventude de São Bernardo do Campo vai realizar nos dias 22 a 26 de fevereiro oficinas com diversas atividades. . Há oficinas socio culturais, cursos de iniciação profissional, e também clínicas de esportes radicais. Uma das atividades é o bmx(bike)



Aos senhores prefeitos e secretários de esportes de todo Brasil, em especial de São Paulo que vem faltando com o dever de casa...

Na Faixa / na Pça. Roosevelt

Na Faixa / Jd. Monte Azul, em março

sexta-feira, fevereiro 19, 2010

Na Faixa / cinema na Chac. Santana




Cinema na laje é um espaço criado pela COOPERIFA e que acontece quinzenalmente às segundas-feiras para exibições de documentários e filmes alternativos de todas as partes do Brasil e do mundo, exibidos gratuitamente para a comunidade. Também criado principalmente para dar luz ao cinema produzido pelos jovensda região, e levar cidadania através da sétima arte.
O cinema Paradiso da periferia também conta com um lanterninha vestido a caráter para dar um charme especial no projeto.
A Entrada é franca. A Pipoca é grátis. E a lua sincera.
.
CINEMA NA LAJE APRESENTA:
.
VÁRZEA a bola rolada na beira do coração
Um filme de Akins Kinte
.
Lançamento oficial do clipe "Faça por amor" de grupo A Família"
.
Dia 22 de fevereiro (segunda-feira) 20:30hs
.
Laje do Zé Batidão
Rua brtolomeu dos Santos, 797 Chácara Santana
Periferia-SP
Inf. 83585965

work shop no Jd. Monte Azul

Na Faixa / Jd. Monte Azul



PROGRAMAÇÃO – Centro Cultural Monte Azul

FEVEREIRO 2010





dia 20 • sábado

infantil

17h CIRCO DA LONA PRETA

Inspirado em cenas clássicas do circo tradicional e mambembe, os palhaços Chico

Remela e Rabiola desconstroem as encenações de outros circos, atualizando os

símbolos do picadeiro circense.

local: Centro Cultural Monte Azul - entrada gratuita






dia 20 • sábado

teatro de rua

20h ESTE LADO PARA CIMA - Isto não é um espetáculo

Núcleo de Pesquisa e Montagem da Brava Cia

Uma cidade vive um momento de crise e para solucioná-la seus dirigentes criam o

mais avançado artefato da tecnologia humana: A bolha

local: Centro Cultural Monte Azul - entrada gratuita

------------------------------------------------------------------



dia 21 • domingo

16h FESTIVAL DE MÚSICA

Bandas confirmadas: Materia Mística, The Bottons, Rusty Rock,

Cabelo Roots e Smoke Machine e Standard.

local: Centro Cultural Monte Azul - entrada 1kg de alimento



------------------------------------------------------------------



IMPERDÍVEL!!!!!

dia 21 Fevereiro o lendário guitarrista LANNY GORDIN

local: Centro Cultural Monte Azul – entrada 5 reais



------------------------------------------------------------------



CENTRO CULTURAL MONTE AZUL

Avenida Tomas de Souza, 552

Jardim Monte Azul – São Paulo SP



Informações:

raizesculturais@monteazul.org.br

11 58538089 (segunda a sexta)


Realização:

Acesse o novo site: www.monteazul.org.br

sexta-feira, fevereiro 12, 2010

No Carnaval é bom saber...

Clara Francisca Gonçalves Pinheiro, conhecida como Clara Nunes, (Caetanópolis, 12 de agosto de 1943 — Rio de Janeiro, 2 de abril de 1983) foi uma cantora brasileira, considerada uma das maiores intérpretes do país. Pesquisadora da música popular brasileira, de seus ritmos e de seu folclore, Clara também viajou várias vezes para a África, representando o Brasil.

Em 1970, Clara Nunes se apresentou em Luanda, capital angolana, em convite de Ivon Curi. No ano seguinte, a cantora gravou seu quarto LP, no qual interpretou e "É Baiana" (de Fabrício da Silva, Baianinho, Ênio Santos Ribeiro e Miguel Pancrácio), música que obteve considerável sucesso no carnaval de 1971, e "Ilu Ayê", samba-enredo da Portela (de autoria de Norival Reis e Silvestre Davi da Silva). Na capa do álbum, a cantora mineira fez um permanente nos cabelos pintados de vermelho e passou a partir daí a se vestir com roupas que remetiam às religiões afro-brasileiras.




Em 1972, Clara se firmou como cantora de samba com o lançamento do álbum "Clara Clarice Clara". Com arranjos e orquestrações do maestro Lindolfo Gaya e com músicos como o violonista Jorge da Portela e Carlinhos do Cavaco, o disco teve como grandes destaques as canções "Seca do Nordeste" (um samba-enredo da escola de samba Tupi de Brás de Pina), "Morena do Mar" (de Dorival Caymmi), "Vendedor de Caranguejo" (de Gordurinha), "Tributo aos Orixás" (de Mauro Duarte, Noca e Rubem Tavares) e a faixa-título "Clara Clarice Clara" (de Caetano Veloso e Capinam.

Clara Nunes integrou a comissão que representou o Brasil no "Festival do Midem", em Cannes, em 1974. Por lá, a Odeon somente para o público europeu o disco "Brasília", que foi base para o LP "Alvorecer". Este álbum emplacou grandes sucessos como "Contos de Areia" (de Romildo S. Bastos e Toninho Nascimento), "Menino Deus" (de Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro) e "Meu Sapato Já Furou" (de Mauro Duarte e Elton Medeiros).[2] O LP bateu recorde de vendagem para cantoras brasileiras, com mais de 300 mil cópias vendidas, um feito nunca antes registrado no Brasil.

Fonte
http://pt.wikipedia.org/wiki/Clara_Nunes

quarta-feira, fevereiro 10, 2010

Filme na Faixa /


Direção: Akins Kinte
http://recantodasletras.uol.com.br/autor_textos.php?id=2431

Assistente de Direção: Ailton Pinheiro
Roteiro: Akins Kinte e Michel (Elo da Corrente)
Direção de Fotografia: Cassimano
Still: Cassimano
Fotografia: Cassimano, Akins Kinte, Ailton Pinheiro
Pesquisa de áudio: Akins Kinte e Vanssaum
Trilha: Rico (Patota de /firmino) - Magia da Várzea ,
MC Raphão - Jogo da /vida, Akins Kinte e Preto Win - A bola Rola e Fim de Semana é o fim
Poesias: Akins Kinte e Elizandra Souza
Produção: Rafaela de Oliveira e Renato ( Lig-Lig)
Edição: Chama Sabor
Assessoria de imprensa: Rafaela de Oliveira

Oficinas na Faixa / prorrogado até 12/02

quinta-feira, fevereiro 04, 2010

Carnaval de rua

Sob o lema “Hic Labor Vincit”(HIC LABOR VINCIT = AQUI O TRABALHO VENCE), imigrantes italianos, espanhóis e portugueses, contando com a contribuição de outros povos, construíram Cerquilho (nome de origem espanhola), que quer dizer cercado, cerquinho, ainda no século XVIII. Um cercado de pau a pique que servia de pousada aos tropeiros que por aqui passavam, rumo a feira na cidade de Sorocaba.



Em 1914 o povoado foi elevado à condição de vila e recebeu o nome de Freguesia de São José de Cerquilho.

De lá para cá, apesar da destruição causada pela explosão de um vagão de trem carregado com 5 toneladas de dinamite, em 1948, Cerquilho galgou os degraus do sucessivo progresso. Considerado o maior carnaval de rua depois de Salvador Bahia, Cerquilho Interior de São Paulo já esta com sua programação para o carnaval 2010, que mais uma vez promete reunir milhares de pessoas de todos os cantos não apenas do Estado de São Paulo, mas de várias partes do Brasil. A festa acontece de 12 a 16 de fevereiro na Avenida Washington Luiz, a tradicional Avenida do Samba, e no centro da cidade, na Praça José Orestes Corradi, ao lado da Prefeitura.

Edital VAI

A seleção dos projetos é anual e inicia-se com a abertura do edital, seguida da entrega de projetos por parte dos interessados (na sede da Secretaria e em mais dez pontos de fácil acesso na cidade). Findo o prazo para entrega de projetos, que costuma ser no mês de janeiro, a Comissão de Avaliação e Propostas os analisa, atentando à atividade proposta, idade e perfil dos proponentes e o local de realização, pois há prioridade para jovens de baixa renda (entre 18 e 29 anos), não profissionais, bem como para as regiões do Município que são desprovidas de recursos e equipamentos culturais.


O Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais - VAI, foi criado pela lei 13540 e regulamentado pelo decreto 43823/2003, com a finalidade de apoiar financeiramente, por meio de subsídio, atividades artístico-culturais, principalmente de jovens de baixa renda e de regiões do Município desprovidas de recursos e equipamentos culturais.




Uma das características do Programa é a diversidade de linguagens que abarca. Importante dizer que são raros os projetos em que há linguagens únicas, predominando a mescla de linguagens e intervenções. Há montagem, produção e apresentação de espetáculos e performances nas áreas de teatro, dança e música; há exibição e produção de vídeos e gravação de cds; oficinas ligadas às diversas linguagens artísticas, eventos culturais com manifestações de rua e em espaços fechados; há festivais, cultura indígena, cultura popular, capoeira, rádio, hip hop, produção e publicação de jornais, revistas e livros, saraus, contadores de histórias, biblioteca, videoteca, memória, formação de produtores culturais, cultura digital, desenho, entre outros.



Sinopses dos Projetos VAI 2009

Artes Integradas
Artes Visuais
Audio Visual
Cultura Tradicional
Dança
Hip Hop
Literatura
Multimídia
Música
Rádio
Teatro
Outras Linguagens


http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/dec/

Na Faixa / Jd. Monte Azul