terça-feira, junho 30, 2009

Na Faixa bolsa de estudo no SENAC





O Senac São Paulo inicia período de inscrição para 500 bolsas de estudo em cursos técnicos.

Na Capital e na Grande São Paulo estão à disposição 83 vagas, entre elas: técnico em secretariado, desenvolvimento de sistemas, técnico em contabilidade, técnico em comunicação visual, técnico em arte dramática, técnico em informática, técnico em design de interiores, técnico em estética e técnico em óptica. As demais oportunidades estão distribuídas no interior do estado.

Para tomar conhecimento dos cursos que cada unidade oferece, deve-se acessar o site do Senac, no link “bolsas de estudo”, ou entrar em contato com a própria unidade.

As inscrições permanecerão abertas até o dia 30 de julho e serão realizadas pela internet, no site da instituição. Quem preferir se cadastrar pessoalmente deve comparecer a uma das unidades da instituição.

Os candidatos selecionados serão notificados do resultado por volta de um mês antes do início dos cursos em que se inscreveram.

Requisitos

O processo de triagem das bolsas baseia-se nestes critérios: renda familiar; posição na família, se arrimo (chefe da casa) ou dependente; colocação profissional; pessoa com deficiência; participação nos Programas Aprendizagem em Comércio de Bens e Serviços ou Educação para o Trabalho ou outros programas gratuitos do Senac.

Para concorrer às bolsas, o candidato deve ser estudante ou egresso da educação básica e ter renda familiar per capita de até um salário-mínimo e meio (R$ 697,50). É importante destacar que devem ser incluídos na soma todos os que participam da economia doméstica, mesmo que não tenham parentesco com o candidato à bolsa.

Fonte

http://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?newsID=a15860.htm&testeira=1426&conc=1

segunda-feira, junho 22, 2009

segunda-feira, junho 15, 2009

Vendida para o senhor de olhos azuis...




A MP aprovada pelo Senado em plena semana do meio ambiente de 2009, permite a legalização de 67,4 milhões de hectares de terras públicas da União na Amazônia, para doação ou venda sem licitação, até o limite de 1.500 hectares.

Empresas que ocuparam terras públicas até 2004 também terão direito às propriedades. Os donos das terras poderão revendê-las três anos após a concessão dos títulos, no caso de imóveis médios e grandes. Os pequenos poderão ser vendidos após dez anos.

A senadora Marina Silva (PT-AC) pediu hoje ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em carta aberta, para vetar parte da medida provisória que legaliza a ocupação de terras públicas na Amazônia Legal. Com o apoio da bancada do PT no Senado, Marina Silva encaminhou carta ao presidente pedindo a revogação de três artigos da MP que, na sua opinião, trazem prejuízos à floresta.

Marina quer impedir a venda dos terrenos no período de dez anos após a regularização, assim como a possibilidade de pessoas que não ocupam diretamente as terras serem beneficiadas. "Um dos artigos amplia extraordinariamente as possibilidades de legalização de terras griladas, permitindo a transferência de terras da União para pessoas jurídicas, para quem já possui outras propriedades rurais e para a ocupação indireta", argumenta Marina.

Na opinião da ex-ministra do Meio Ambiente, da forma como foi aprovada na Câmara e no Senado a medida provisória representa a "legalização da grilagem" ao não separar o "joio do trigo" entre as propriedades que serão regularizadas.


Durante o debate da matéria, a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (PT/AC) chegou a afirmar que a aprovação da MP poderia promover a privatização de florestas públicas e a regularização de terras que foram griladas no passado. Sugeriu ainda, uma emenda que excluía da medida as áreas que fazem parte do Cadastro Nacional de Florestas Públicas, mas sua sugestão foi derrubada pelo líder do Governo, senador Romero Jucá (PMDB/RR).

"O maior problema da MP são as brechas criadas para anistiar aqueles que cometeram o crime de apropriação de grandes extensões de terras públicas e agora se beneficiam de políticas originalmente pensadas para atender apenas aqueles posseiros de boa-fé", afirma Marina.

Para entender:

Módulo Fiscal- É a unidade de medida expressa em hectares, fixada para cada município, considerando tipo de exploração predominante no município, Renda obtida com a exploração predominante, outras explorações existentes no município que sejam significativas em função da renda ou da área utilizada e o conceito de propriedade familiar.


Imóveis Passíveis de regularização na Amazônia Legal

Total: 293 mil e 446 imóveis


-Minifúndios (menor que 1 Módulo Fiscal) - 199 mil e 600/ 7,5 milhões de hectares da Amazônia Legal

-Pequena Propriedade (1 a 4 Módulos Fiscais)- 79 mil e 499 / 9,6 milhões de hectares da Amazônia Legal

-Média Propriedade (até 15 Módulos Fiscais)- 14 mil e 347 / 11,1 milhões de hectares da Amazônia Legal


Fontes
http://www.greenblog.org.br/?p=1482
http://www.greenpeace.org/brasil/amazonia/noticias/carta-aberta-da-senadora-marin

sábado, junho 13, 2009

"Nos anos sessenta e setenta, James Brown era um dos poucos artistas que tinha coragem de frequentar a periferia de São Paulo. Este documentário mostra definitivamente o porque do fascínio da juventude periférica pela atitude e pela música negra americana produzida pelo padrinho do soul. Imperdível." Sérgio vaz





CINEMA NA LAJE

Cinema na laje é um espaço criado pela COOPERIFA e que acontece quinzenalmente às segundas-feiras para exibições de documentários e filmes alternativos de todas as partes do Brasil e do mundo, exibidos gratuitamente para a comunidade. Também criado principalmente para dar luz ao cinema produzido pelos jovensda região, e levar cidadania através da sétima arte.
O cinema Paradiso da periferia também conta com um lanterninha vestido a caráter para dar um charme especial no projeto.

A Entrada é franca. A Pipoca é grátis. E a lua sincera.



CINEMA NA LAJE

A NOITE QUE JAMES BROWN SALVOU BOSTON
De David Leaf

Dia 15 de junho (segunda-feira) 20hs30

Laje do Zé Batidão
Rua bartolomeu dos Santos, 797 Chácara Santana
Zona Sul - SP
Inf. 72074748

Sinopse:
“A noite que James Brown Salvou Boston” é um documentário que mostra a reação da população negra norte-americana após a morte de Martin Luther King, em abril de 68. Na noite de 5 de abril de 1968, os EUA arderam em chamas, literalmente. O caos se instalou em mais de cem cidades, depredadas e incendiadas após o assassinato do líder negro Martin Luther King, no dia anterior. O mesmo teria acontecido em Boston, mas James Brown evitou esta tragédia. Prevendo tumultos, o prefeito de Boston pensou em cancelar uma apresentação de Brown agendada para aquela noite, no ginásio local, mas concluiu que a medida poderia ampliar a revolta. Então decidiu pôr em prática um plano arriscado: transmitir o show pela TV para tentar manter os negros em suas casas. As palavras de James Brown evitaram inúmeros distúrbios na cidade. Conheça essa surpreendente história neste documentário emocionante.
.
Direção: David Leaf
70 minutos
Preto e Branco