sábado, maio 30, 2009

Circuito de Exibição de Vídeo Popular São Paulo


Sessão de lançamento

Circuito de Exibição de Vídeo Popular São Paulo



O Circuito de Exibição de Vídeo popular São Paulo integra o Projeto do Vídeo Popular aprovado na edição 2009 do programa VAI da prefeitura municipal de cultura.



Além do Circuito, integram o projeto a Revista do Vídeo Popular e a III Semana do Vídeo Popular 2009. O Circuito de Exibição busca somar os esforços e lutas de diversos coletivos atuantes em São Paulo. São 24 pontos de Exibição espalhados por São Paulo e cidades vizinhas como Jundiaí / São Carlos.



Sessão de lançamento do Circuito de Exibição

Data: 01 de junho de 2009 - Hora: 19h30

Local: Sala Cine Olido, Rua São João, 473 - Centro

Filme de abertura:

Videolência, 60 min., Realização NCA



Cinema na laje é um espaço criado pela COOPERIFA e que acontece quinzenalmente às segundas-feiras para exibições de documentários e filmes alternativos de todas as partes do Brasil e do mundo, exibidos gratuitamente para a comunidade. Também criado principalmente para dar luz ao cinema produzido pelos jovensda região, e levar cidadania através da sétima arte.O cinema Paradiso da periferia também conta com um lanterninha vestido a caráter para dar um charme especial no projeto.

A Entrada é franca. A Pipoca é grátis. E a lua sincera.

THE CORPORATION (documentário)

DIA 01 DE junho (segunda-feira) 20Hs
.
Laje do Zé batidão
Rua Bartolomeu dos Santos, 797 Chácara Santana
Zona Sul-SP


Documentário:

The Corporation
cento e cinquenta nos atrás, as corporações eram pequenas instituições de pouco valor. Hoje elas exercem uma forte influência no dia a dia de nossas vidas. neste complexo e divertido documentário, o diretor Mark Achhbar e o escritor e roteirista Joel Bakan mostram as repercussões da hegemonia das corporações na sociedade e na vida das pessoas.
O Documentário que conta com as participações de Michael Moore e Noam Chomsky fala sobre os poderes das grandes corporações do mundo conteporãneo que entrevistam pessoas como o presidente da Shell, Nike e IBM.

Direção: Mark Achhbar, Jennifer Abbott e Joel Bakan
CANADÀ
Cor - 144 minutos

Na Faixa Capão Redendo

quarta-feira, maio 27, 2009

Cine Clube Pólis

FESTA BATIDA DO CORAÇÃO COMEMORA SEUS 3 ANOS DE FESTA


BATIDA DO CORAÇÃO APRESENTA:

MÚSICA NEGRA

COM:

06/06/09 sábado 23:00H eles 5$ elas VIP ATÉ 0:30H Após 5$

OS MAMELUCO, PRETO SOUL, REVISTA DO SAMBA, UMOJA, WÉSLEY NÓOG, DJ GUINHO E ZINHO TRINDADE.


DIA 07/06/09 Domingo 15:00H Eles 5$ Elas Vip ATÉ 17:00H APÓS 3$

CRIOLO DOIDO, (a confirmar), Ilicíto e Dj Tano, PERIAFRICANIA, SLIM RIMOGRAFIA, VERSÃO POPULAR, (a confirmar),ZAPP COVER, DJS MEIO KILO E KURTS, GRAFITI COM V MOTOLOV, LANÇAMENTO DO VIDEO CLASSE -D SK8,

Serviço;

local:AV SÃO PAULO ,100,CENTRO, EMBU DAS ARTES,TEATRO POPULAR SOLANO TRINDADE,próximo da prefeitura em frente a quadra da Embuense.

ZINHO TRINDADE
11 8656-0249 TIM
11 7586-4486 VIVO
11 9308-8276 CLARO

WWW.ZINHOTRINDADE.BLOGSPOT.COM

Editais e patrocínios


Bem-vindo ao Programa Oi
de Patrocínios Culturais Incentivados

O Programa Oi de Patrocínios culturais incentivados está presente em vários estados brasileiros, levando cultura a muitas pessoas.

A Oi valoriza iniciativas que tenham conceitos como identidade, acesso, desenvolvimento, expressão e inovação.
IDENTIDADE

As diversidades regionais. A valorização de talentos e sotaques. A cultura como retrato do Brasil.
ACESSO

Formação de novas platéias. Agenda cultural para todos. A cultura como conquista da cidadania.
DESENVOLVIMENTO

Geração de renda e novas oportunidades de mercado.Formação de profissionais e artistas. A cultura como fomento.
EXPRESSÃO

Linguagens artísticas plurais. Intercâmbio de idéias. A cultura como liberdade.
INOVAÇÃO

Convergência de novas tecnologias. Atitude. A cultura como poder transformador.

Envie seu projeto preenchendo o formulário. Os resultados da seleção estarão disponíveis no primeiro trimestre de 2009.

Os valores a serem investidos em cada projeto serão informados posteriormente aos proponentes selecionados.

Os projetos terão a confirmação do patrocínio condicionada à apresentação do certificado/aprovação válidos nas leis de incentivo à cultura federal e/ou estadual e/ou municipal.

EDITAL

Pela primeira vez, o edital está aberto a projetos de todo o país. Desde 2004, o Novos Brasis investiu cerca de R$ 7,5 milhões e beneficiou mais de 40 mil pessoas com 70 projetos.

Edital de seleção para o Programa Novos Brasis 2009.Em parceria com uma série de ONGs, o programa prevê a viabilização de projetos que utilizem a tecnologia para acelerar o desenvolvimento humano.



http://www.oifuturo.org.br/oifuturo.htm#/novosbrasis/
http://www.oifuturo.org.br/TDB/media/main/pdf/edital_nb_2009.pdf

terça-feira, maio 26, 2009

31 carros, oito motos e três barcos para intensificar a fiscalização na área de mananciais da região Sul



A Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SMA passa a contar, agora, com o reforço de mais 31 carros, oito motos e três barcos para intensificar a fiscalização na área de mananciais da região Sul da Grande São Paulo. Os veículos foram entregues, em 18.05, pelo Governo do Estado em solenidade realizada no Yatch Clube de Santo Amaro, nas margens da Represa do Guarapiranga.

A Polícia Militar Ambiental, que mantém uma companhia e três pelotões na região, vai receber 13 camionetas Hilux, sendo quatro com tração nas quatro rodas, quatro peruas Hilux SW4, seis peruas Palio Adventure e oito motos Yamaha de 660 cc, além de um barco de 25 pés, para uso na Represa Billings, e dois barcos de 17 pés, para a Represa do Guarapiranga, com as respectivas carretas.

Os demais veículos são uma Hilux 4X4, quatro peruas Parati e três camionetas Ranger 4x4, que serão destinados ao Departamento de Uso do Solo Metropolitano – DUSM. Além disso, as duas instituições receberão um total de 20 câmeras fotográficas digitais e 20 aparelhos de GPS.

fonte
http://www.ambiente.sp.gov.br/verNoticia.php?id=509

quarta-feira, maio 20, 2009

ENCONTRO COM AUTOR ALLAN DA ROSA NA FUNDAÇÃO DIXTAL




Nosso encontro é com Allan da Rosa, um dos fundadores da Edições Toró
que nos apresentará um olhar poético e afetivo na relação do livro
enquanto obra literária, projetor de linguagem e identidade e a força
da produção cultural na periferia dos grandes centros urbanos.
A Toró conta com 15 títulos de diversos autores no segmento da
literatura periférica, incluindo contos, poemas, fotografia, teatro,
entre outros. São mais de 7 mil exemplares vendidos, a editora também
investe nas áreas de vídeo e programas de rádio.

A Edições Toró já lançou 15 títulos no segmento da literatura
periférica, incluindo contos, poemas, fotografia, teatro, entre
outros. Já são mais de 7 mil exemplares vendidos, o que demonstra a
força da produção cultural na periferia dos grandes centros urbanos. A
editora também investe na áreas de vídeo e programas de rádio.

Fundação Dixtal
Rua Geraldo Fraga de Oliveira, 624/628 - 5852 5452 -
fundacaodixtal@brasilcampeao.org.br -
Jd. São Luis - Próximo do
Feirão.

segunda-feira, maio 11, 2009

Na Faixa / Centrão

Esporte pra que???



Com a maior pista de skate da América Latina e a terceira do mundo, o Parque Cidade-Escola da Juventude Città Di Marostica, localizado na região central de São Bernardo. Com visual moderno em área de 22 mil m², o parque oferece num só local pistas de skate, patins in line e bike, nas modalidades vertical e street, com dimensões profissionais, além de paredes de escalada e plataformas de rapel e tirolesa. O espaço também oferece pista de caminhada de 600 metros; playground para crianças até 12 anos; área de alongamento e espaço com palco para a realização de eventos. No pavimento superior, que permite uma visão privilegiada de todo o espaço, praça de alimentação; salas de apoio; ambulatório; segurança 24 horas; monitoramento com câmeras e som ambiente. Para os dias de calor, ventiladores com pulverizadores espalhados pelo parque aliviam a temperatura do visitante.

Os amantes de esportes radicais de São Bernardo, principalmente os iniciantes, têm à disposição um dia reservado para a prática de skate, bike, patins, escalada, tirolesa e rapel no Parque Cidade Escola da Juventude Città Di Marostica. Trata-se da Terça-Radical, ação que tem como objetivo estimular a prática das atividades esportivas com jovens e adultos, que estejam matriculados na rede de ensino ou concluído o ensino médio.

O apoio dos chamados operadores motivacionais do parque, especializados nas diferentes modalidades oferecidas, servem de referencial no contato com os esportistas. Sempre prestativos e com bagagem de sobra nos esportes radicais, eles estão a postos para orientar, motivar os iniciantes e passar informações sobre a necessidade do uso de equipamentos de segurança.

A única exigência da Coordenadoria de Ações para a Juventude (CAJUV), responsável pela realização da atividade no parque é que o interessado em participar esteja estudando. A partir daí é só fazer a carteirinha e desfrutar do maior e melhor parque de esportes radicais da América Latina.

O Parque está aberto diariamente de terça a domingo, das 9h às 22h para o seguintes itens: Street Park, Half Pipe, Dirt Jump, Paredes de Escaladas, Patins In Line, Escalada Esportiva Rapel e Tirolesa. E de segunda à domingo para Pista de Cooper, Equipamentos de Alongamento, Playground, Lanchonete, Fraudário, Sanitários e Administração. Menores de idade só poderão utilizar os equipamentos com autorização dos responsáveis.

Oficinas – Além de oferecer lazer radical à população, o Parque também mantém as oficinas de Skate, Patins In Line, Bike, Tirolesa, Rapel e Escalada, preenchidas mediante inscrições prévias. O regulamento interno do Parque está disponível no site www.juventude.saobernardo.sp.gov.br

Para fazer a carteirinha o interessado deve se dirigir ao parque (Avenida Armando Ítalo Setti, 65, Centro) munido de duas fotos 3x4 e comprovante de escolaridade. Mais informações pelo telefone 4330-0726. O horário de funcionamento da Terça-Radical é das 8h às 22h.

Endereço: Avenida Armando Ítalo Setti, 65. – esquina da Avenida Faria Lima. (em frente ao Paço). Centro. São Bernardo.

Aprende São Paulo!!!!

IV-Festival Nacional de Teatro do Campo Limpo


O FESTCAL - Festival Nacional de Teatro do Campo Limpo, é organizado pela TRUPE ARTEMANHA, núcleo artístico da Cooperativa Paulista de Teatro, que desenvolve seu projeto de pesquisa teatral no Bairro do Campo Limpo.

Com a Quarta edição do FESTCAL, daremos continuidade a uma das ações artísticas do grupo, proporcionando uma grande afluência de artistas e de público.

Hoje o FESTCAL é considerado um importante evento no calendário cultural da Região Sul da Cidade de São Paulo, tornando-se o maior Festival de Teatro, em quantidade de Grupos, do Estado de São Paulo.

Os interessados serão avaliados através de análise de currículos, carta de interesse e teste prático.
Público alvo: atores e/ou bailarinos preferencialmente com DRT e acima de 18 anos;
Requisitos: Ter habilidades corporais para se inserir num processo de criação utilizando a coreodramaturgia como linguagem e morar na zona sul de São Paulo ou proximidades.

Para participar da audição é necessário enviar currículo e carta de interesse para o e-mail: ciasansacroma@gmail.com , até o dia 20/05. Outras informações sobre o grupo e seus espetáculos podem ser obtidas no site www.ciasansacroma.wordpress.com

Organizado pela Trupe Artemanha - que desenvolve seu projeto de pesquisa teatral no Bairro do Campo Limpo -, o Festival foi criado em 2006 com o intuito de facilitar o acesso de várias estéticas teatrais à população da região sul de São Paulo. A primeira edição contou com a participação de 11 grupos da região e de outros municípios, como Taboão da Serra, São Caetano e Poá. Em 2007, o Festcal foi ampliado para 18 grupos de Teatro Adulto e Infanto-Juvenil. Houve também a criação da 1ª Mostra de Teatro de Rua, que reuniu seis grupos de São Paulo, em um total de 24 coletivos e cerca de oito mil espectadores.

O IV Festcal ocorrerá de 27 de agosto a 08 de setembro, nos CEUS (Centros Educacionais Unificados) Campo Limpo, Cantinho do Amanhecer, Capão Redondo, na Casa de Cultura do Campo Limpo, no Espaço Artemanha de Teatro, em espaços alternativos e pelas praças e ruas do Campo Limpo. O Festival pretende envolver cerca de 15 mil pessoas entre artistas, técnicos e público da região sul de São Paulo. Dentre os grupos convidados estão LUME, Barracão de Teatro, Fraternal Cia. de Arte e Malas Artes, Companhia do Latão, Grupo Galpão, Grupo Teatro Andante e dois grupos do Campo Limpo. Essas companhias oferecerão palestras, oficinas ou debates sobre seus processos de pesquisa para interessados em geral.

Nesta edição, será discutido o processo colaborativo de cada companhia, através de debates, reflexões, oficinas, palestras e apresentações dos espetáculos que serão expostos para artistas e o público em geral. A comissão organizadora do IV Festcal selecionará seis grupos de outros estados do país nas categorias Teatro Adulto, Teatro Infanto-Juvenil e Teatro de Rua, para se apresentarem nos CEUS, espaços alternativos e pelas ruas e praças da região do Campo Limpo. O encontro é aberto a artistas e público em geral mediante a prévia inscrição pelo e-mail trupeartemanha@trupeartemanha.com.br.

O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.trupeartemanha.com.br.

CIA SANSACROMA SELECIONA INTERPRETES



A Cia Sansacroma, promoverá no dia 23 de Maio ás 14h uma audição para selecionar interpretes para projeto: Trilogia Militantes do Ideal.

Local da Audição:

Espaço Artemanha de Teatro

Estrada do Campo Limpo, 2706 – Campo Limpo

http://ciasansacroma.wordpress.com/

Educadores, alunos, pais e comunidade ganham novo canal de comunicação



Desde terça-feira 06/05/2009, está no ar o Portal da Educação, mantido pela prefeitura de São Paulo. A Secretaria Municipal de Educação pretende reunir no portal e atualizar mensalmente todas as informações sobre a rede de ensino administrada pela prefeitura.

Atualmente, estão disponíveis dados sobre projetos e programas desenvolvidos, endereços das escolas, obras realizadas nas unidades e custos envolvidos, número de alunos matriculados em cada escola (hoje são aproximadamente 1,1 milhão) e a gestão da merenda, inclusive o cardápio.

O portal também traz o nome dos cerca de 75 mil funcionários da secretaria - a primeira a cumprir uma lei municipal do ano passado que obriga os órgãos da administração a divulgarem em seus sites os nomes dos servidores, inclusive dos que ocupam cargos de confiança.

Por enquanto ainda não está disponível o número de crianças que aguardam por vaga em creche. No lançamento do portal, o secretário de Educação, Alexandre Schneider, não informou data para a divulgação, mas prometeu que será o mais breve possível. A publicação dessa informação a cada trimestre é obrigatória, de acordo com a Lei Municipal 14.127.

Cada estudante e professor poderá ter um endereço de e-mail próprio com a extensão @sme.prefeitura.sp.gov.br, basta se cadastrar no portal.

Educando, faça logo o seu, e aproveite para requerer seus direitos conforme LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990. Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).



http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/default.aspx
http://www.planalto.gov.br/ccivil/LEIS/L8069.htm

A gripe, o enxofre, o bolso, a vida


Existe no ar de todas as cidades brasileiras um agente muito mais assassino do que o vírus H1N1, mas que merece até proteção das autoridades.

Chama-se enxofre, do tipo altamente poluente usado nos veículos brasileiros. Como é do hábito tapuia, aqui a concentração de enxofre no diesel é obscenamente mais elevada até mesmo do que em alguns países da América Latina, região que está longe de ser um paradigma . Aqui, a concentração é de 2.000 PPM contra 15 nos Estados Unidos, por exemplo.

Mata 3.000 pessoas por ano na cidade de São Paulo.

Uma resolução já antiga (2002) do Conselho Nacional do Meio Ambiente obrigava a Petrobras a reduzir a concentração de enxofre a partir de janeiro deste ano(2009). Logo, as indústrias automobilísticas deveriam pôr na rua veículos adaptados para o combustível menos sujo.

De acordo com outro hábito tapuia, a indústria automobilística até produz motores prontos para o diesel menos mortal. Mas só para exportação. "Quem manda não termos todos olhos azuis?"

Recursos daqui e dali contra a data (só contra ela, não contra o caráter assassino do diesel aqui usado), e a resolução do Conama foi jogada para 2014, com o aval do próprio ministro do Meio Ambiente Carlos Minc. Segundo ele, é "fisicamente impossível" fazer a redução em todo o país, devendo-se priorizar grandes metrópoles, mas que as negociações deverão ser feitas pelo Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente).

Minc afirmou que a culpa não pode ser atribuída apenas à Petrobras, principal fornecedora do diesel disponível atualmente no país, mas aos diversos envolvidos no processo, como fabricantes de motores.

Ou seja, concedeu-se licença para matar por mais cinco anos. Oficialmente.

Novos recursos para antecipar a vigência do combustível menos poluente e eis que sai a sentença do juiz Marcus Vinicius Kiyoshi Onodera, da 2ª Vara da Fazenda de São Paulo: nada de antecipar nada. O principal motivo alegado é que "a última e recente crise econômica afetou de forma profunda esse setor da economia", referindo-se à indústria automobilística.

Então, tá. A vida não é nada. O lucro é sagrado.


http://www1.folha.uol.com.br/fsp/indices/inde10052009.htm

sábado, maio 02, 2009

Na Faixa / CINEMA NA LAJE EXIBE DOCUMENTÁRIO SOBRE OS PANTERAS NEGRAS



Cinema na laje é um espaço criado pela COOPERIFA e que acontece quinzenalmente às segundas-feiras para exibições de documentários e filmes alternativos de todas as partes do Brasil e do mundo, exibidos gratuitamente para a comunidade. Também criado principalmente para dar luz ao cinema produzido pelos jovensda região, e levar cidadania através da sétima arte.
O cinema Paradiso da periferia também conta com um lanterninha vestido a caráter para dar um charme especial no projeto.
A Entrada é franca. A Pipoca é grátis. E a lua sincera.
.
DIA 03 DE MAIO 20HS30
.
Laje do Zé batidão
Rua Bartolomeu dos Santos, 797 Chácara Santana
Zona Sul-SP
.

"Todo poder para o povo. O partdo dos Panteras negras e além"
Sinopse: Documentário que retrata experiência organizativa e de luta do Partido dos Panteras Negras na década de 60. Inicia com com o movimento de não-violência de Martin Luther King, de integração do negro ao modo de vida norte-americano. Por seu caráter reformista não garantiu as transformações que eliminassem o racismo.
Por causa das limitações do movimento pacifista, surge o partido dos Panteras Negras, o qual pregava a necessidade da população pobre (negros, índios, latinos...) se armar para enfrentar a polícia racista e a opressão do estado capitalista. Aqui veremos a vitalidade deste partido e a reação que despertou no governo americano, o que o encarou como "ameaça à segurança interna".
Diferente do filme, o documentário de 1997 foi concebido após as revoltas negras de Los Angeles, ocorridas em 1992, quando a impunidade da violência policial sobre o povo negro gerou quatro dias de levante massivo, com mais de 7 mil imóveis incendiados e 53 mortos. Enquanto a TV anunciava os estragos de mais de um bilhão de dólares, o documentarista Lee Lew-Lee decidiu se perguntar qual foi o verdadeiro dano histórico que provocou aquela explosão. O resultado é o resgate audiovisual de uma experiência profundamente consistente de organização e luta negra.
.
Direção: Lee Lew-Lee
Duração: 60 minutos
Legendado

*em caso de chuva o filme será exibido no bar