terça-feira, março 31, 2009

Hugo Chaves pede prisão dos presidentes dos EUA e de Israel


O presidente venezuelano, Hugo Chávez, defendeu o presidente do Sudão, Omar al-Bashir, objeto de um pedido de prisão da Corte Penal Internacional (CPI), e pediu que esta prenda o ex-presidente americano George W.Bush por "genocídio".

- Por quê não ordenaram a captura de Bush? Por quê não ordenaram a captura do presidente de Israel? - questionou Chávez, ao comentar a ordem de detenção emitida pela CPI contra Bashir em 4 de março por crimes de guerra e contra a humanidade em Darfur.

- Vão buscá-lo, é um genocida - disse Chávez a respeito de Bush. - A ordem de prisão contra Bechir é um despropósito jurídico e um desrespeito aos povos do terceiro mundo - completou.

"Por quê não ordenaram a captura de Bush? Por quê não ordenaram a captura do presidente de Israel Shimon Peres?", questionou Chávez.

"Vão buscá-lo, é um genocida", disse Chávez a respeito de Bush.

"A ordem de prisão contra Bechir é um despropósito jurídico e um desrespeito aos povos do terceiro mundo", completou.

Na Faixa / CINEMA NA LAJE 06/04 Chac. Santana


FALCÃO MENINOS DO TRÁFICO

De MV Bill e Celso Athayde

Sinopse: Documentário produzido pelo rapper MV Bill, pelo seu empresário Celso Athayde e pelo centro de audiovisual da Central Única das Favelas que retrata a vida jovens de favelas brasileiras que trabalham no tráfico de drogas. O conteúdo retrata a vida de jovens de favelas brasileiras que trabalham no tráfico de drogas. O nome do documentário é em razão do termo "falcão" usado nas favelas, que designa aquele cuja tarefa é vigiar a comunidade e informar quando a polícia ou algum grupo inimigo se aproxima.

Duração 62 m

Cinema na laje é um espaço criado pela Cooperifa que acontece quinzenalmente às segundas-feiras para exibições de documentários e filmes alternativos de todas as partes do Brasil, e apresentados gratuitamente para a comunidade.

Também criado principalmente para dar luz ao cinema produzido pelos jovens da região, e levar cidadania através da sétima arte.

O cinema Paradiso da periferia também conta com um lanterninha vestido a caráter para dar um charme especial no projeto. A Pipoca também é grátis.

Na Cooperifa é assim: pouca câmera, muita luz e muita ação.

WWW.colecionadordepedras.blogspot.com

Serviço;

Falcão meninos do tráfico

Dia 6 (segunda-feira) de abril 20hs

A entrada é franca, a pipoca é grátis e a lua sincera

Laje do Zé Batidão
Rua Bartolomeu dos Santos, 797 Chácara Santana
Periferia-SP
Infs. 58917403 – 72074748

Na Faixa / Pq. Sto. Antônio sacolão das artes



No dia 25 de outubro de 2008, a Brava Companhia inaugurou o Espaço Brava Companhia no Sacolão das Artes, localizado no Parque Santo Antônio, periferia sul da cidade de São Paulo.

Este espaço cultural foi uma conquista da comunidade, lideranças, e organizações não gorvenamentais. Somente com o auxílio do ministério público, foi possível o despejo dos indivíduos que se utilizavam de bem público, para fins particulares, pois já havia tempos que este equipamento não era utilizado para sacolão municipal.

Figuras do meio teatral, artistas, parceiros, amigos da Brava Companhia e pessoas da comunidade comemoraram juntos a criação de mais uma "trincheira contra a mediocridade" na zona sul.

A criação dessa sede é parte integrante do Projeto Brava Companhia aprovado pela Lei de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. O Espaço foi inaugurado, por enquanto, com uma estrutura mínima para o funcionamento: rotunda, cortina, sistema de luz, cadeiras, um depósito e um escritório. A Brava Companhia segue na busca por novos apoios para a concretização do projeto arquitetônico para o espaço que, além de abrigar uma programação cultural de qualidade, será um Pólo de Pesquisa e Produção Artística com a linguagem teatral como carro-chefe.




O espetáculo "A BRAVA" recebeu indicação ao Prêmio Shell de Teatro de São Paulo na categoria direção. Fábio Resende, que dirigiu e também integra o elenco da peça, irá disputar o prêmio com outros cinco concorrentes.
Já no Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro 2008 a Brava Companhia recebeu 5 indicações nas categorias:

. DRAMATURGIA
. PROJETO SONORO
. OCUPAÇÃO DE ESPAÇO
. TRABALHO APRESENTADO EM RUA
. COMPANHIA REVELAÇÃO

Carta aberta dos trabalhadores em Teatro divulgada durante a ocupação da FUNARTE
acesse o link
http://blogdabrava.blogspot.com/2009/03/carta-aberta-dos-trabalhadores-em.html

Mesmo sem as reformas, o espaço já oferece diversas atrações culturais, como peças de teatro e apresentação de grupos musicais. A participação é gratuita.
O Sacolão das Artes fica na Avenida Candido José Xavier, 577 – Parque Santo Antonio.

segunda-feira, março 30, 2009

Na Faixa / filme aborda o sentido do comércio justo e solidário

O filme retrata cenas e falas de produtores, comerciantes, consumidores e atores do movimento do Comércio Justo e Solidário no Brasil, a partir das reflexões e experiências registradas nas oficinas formativas e visitas a campo realizadas pelo Projeto "Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário", em 25 casos de comercialização solidária existentes e atuantes nas cinco regiões brasileiras.
Dividido em três partes, o filme aborda o sentido do comércio justo e solidário: sua razão de ser e existir; para se seqüenciar nos princípios e critérios desta proposta no Brasil: autogestão, equidade de gênero, respeito às relações trabalhistas e agregação justa de valor, entre outros; finalizando-se com falas sobre os limites e as dificuldades da comercialização solidária que já acontece no Brasil.
Fruto de um projeto desenvolvido pelo Faces e seus membros, em parceria com a Secretaria Nacional de Economia Solidária e Fundação Banco do Brasil, este vídeo se coloca como uma ferramenta pedagógica e de comunicação a serviço do CJS no Brasil.



serviço;

Endereço Cineclube Pólis
RUA ARAÚJO, 124, CENTRO
ESQUINA COM A GAL. JARDIM, PRÓXIMO AO METRÔ REPÚBLICA

Dia 02 de abril às 19h [LANÇAMENTO]
Faces do Comércio Justo e Solidário no Brasil
(Brasil - cor - DV - 35 minutos, 2009)

sexta-feira, março 27, 2009

Cinema Na Faixa

Na Faixa / Processo seletivo FATEC curso superior



FACULDADE DE TECNOLOGIA DA ZONA SUL

CURSO SUPERIOR GRATUÍTO
VESTIBULAR DE INVERNO - 2º. SEMESTRE/2009

Cursos ministrados:

Informática para a Gestão de Negócios Período: Noite - 40 Vagas
Período: Tarde - 40 Vagas


Logística e Transportes Período: Tarde - 40 Vagas
Período: Noite - 40 Vagas


Inscrições para Vestibular

De 30/04 até as 15h do dia 27/05/2009

Inscrições exclusivamente no site www.vestibularfatec.com.br


Pedidos de Isenção e/ou Redução da Taxa de Inscrição

De 24/03 até as 15h do dia 07/04/2009

Inscrições para isenção/redução exclusivamente no site www.vestibularfatec.com.br


FATEC Zona Sul - SP
R. Frederico Grotte, 322 (altura do Nº 1700 da Av. Guarapiranga) - Jd. São Luis
CEP 05818-270 - São Paulo/SP
Telefone: (11) 5851-8949 / (11) 5851- 5829
E-mail: secretaria@fateczonasul.edu.br
Site: www.fateczonasul.edu.br

terça-feira, março 24, 2009

um minuto de muita sabedoria..


A revista Isto É publicou uma excelente entrevista com Roberto Shinyashiki,
Segue uma das perguntas, com sua respectiva resposta, abordando o que ele chamou de 4 Loucuras da Sociedade.

ISTO É – Muitas pessoas têm buscado sonhos que não são seus, isso é verdade?

Shinyashiki - A sociedade quer definir o que é certo. São quatro loucuras da sociedade:

A primeira:
Instituir que todos têm de ter sucesso, como se ele não tivesse significados individuais.

A segunda:
Você tem de estar feliz todos os dias.

A terceira:
Você tem que comprar tudo o que puder. O resultado é esse consumismo absurdo.

A quarta:
Você tem de fazer as coisas do jeito certo. Jeito certo não existe. Não há um caminho único para se fazer as coisas.

As metas são interessantes para o sucesso, mas não para a felicidade. Felicidade não é uma meta, mas um estado de espírito.

Tem gente que diz que não será feliz enquanto não casar, enquanto outros se dizem infelizes justamente por causa do casamento. Você pode ser feliz tomando sorvete, ficando em casa com a família ou amigos verdadeiros, levando os filhos para brincar ou indo a praia ou ao cinema.

Quando era recém-formado em São Paulo, trabalhei em um hospital de pacientes terminais.

Todos os dias morriam nove ou dez pacientes. Eu sempre procurei conversar com eles na hora da morte. A maior parte pega o médico pela camisa e diz:

"Doutor, não me deixe morrer. Eu me sacrifiquei a vida inteira, agora eu quero aproveitá-la e ser feliz".

Eu sentia uma dor enorme por não poder fazer nada. Ali eu aprendi que a felicidade
é feita de coisas pequenas.

Ninguém na hora da morte diz se arrepender por não ter aplicado o dinheiro em imóveis ou ações, ou por não ter comprado isto ou aquilo, mas sim de ter esperado muito tempo ou perdido várias oportunidades para aproveitar a vida.

Todos, na hora da morte...”dizem se arrepender de ter esperado muito tempo ou perdido várias oportunidades para aproveitar a vida.”...

....”aprendi que a felicidade é feita de coisas pequenas”....

Reflita sobre isto, e veja se existe alguma semelhança em sua vida.

Boa Sorte! SUCESSO e principalmente FELICIDADE.


Muito Obrigado !

Bote a boca no trombone



“Todo dia tem muito trânsito na Avenida, do Jardim Ângela até Santo Amaro. A maioria vai na caminhada trabalhar. Você acha que é certo isso? Não é certo e é por isso que o pessoal colocou fogo mesmo”, disse Marcelo, morador do Bairro e trabalhador no Santo Amaro

“Nossa marmita aqui azeda no trânsito por causa da demora. Não fui trabalhar hoje e quero ver se o patrão me aceita no serviço amanhã”, disse Carlos, morador do Jardim Ângela e trabalhador da prefeitura.

“Eu acho um descaramento o trabalhador sair 5h30, 6h e ficar andando do Ângela até o Socorro, perdendo o horário de trabalho. O patrão não quer saber de nada disso pra descontar o dia dele. O Kassab também não vai pagar e nem vai dar trabalho para ele. Nós sustentamos a elite e merecemos respeito”, disse Avenir, também morador do Bairro.

Os motoristas de ônibus e microônibus na região também atribuem a situação de calamidade dos transportes às medidas da prefeitura de Gilberto Kassab. Os motoristas dizem que a nova lei chamada de “Anjo da Guarda”, na qual os ônibus não podem andar havendo passageiros nas portas além da obrigação de se dirigir em apenas uma das faixas foi uma maneira de os fiscais do trânsito da CET, distribuir uma enxurrada de multas.

Essas foram algumas das centenas de declarações publicadas pela imprensa, na manifestação pública que ocorreu a um ano na região de M' Boi Mirim.

Após esses fatos, o GOVV (grupo organizado de valorização da vida), formado pela promotoria e lideranças comunitária da região, propuseram ao poder público, o diálogo aberto para reparação destes danos. Desde então, subprefeitura, CET, SPtrans, e comunidade local, se reunem a cada trimenstre no Forum de Transportes M' Boi Mirim, para discutir e encaminhar propostas de melhorias nos transportes e nas vias públicas.

Você também pode participar destes encontros. Leve consigo sua reivindicação por escrito, em duas vias, para ser protocolado e encaminhado para avaliação do orgão responsável, com retorno de resposta no próximo encontro.

serviço

FORUM DE TRANSPORTE M' BOI MIRIM
quando
26/06/2009 ás 9hs.
onde
subprefeitura de M' Boi Mirim,
Av. Guarapiranga, 1265
Parque Alves de Lima
Telefone:
3396-8400

O www.edicoestoro.net


Edições Toró pede licença e convida pra chegar nos puxadinhos mais recentes do nosso sítio. O www.edicoestoro.net

MOVIMENTO HIP HOP / CINEMA PERIFÉRICO / ENTREVISTAS / PESQUISAS / RECITAIS

Além de um tecão do nosso último livro lançado em janeiro, o “Lágrima Terra” de Daniel Fagundes e André Pereira, e além das varandas dos vídeos, dos programas de rádio-literatura e dos pedações dos nossos outros 15 livros, agora tu já pode tomar um café nas salas dos Recitais, das Entrevistas e das Pesquisas.

A intenção é dar corda à nossa instiga radiofônica, que já vem de longe. Ao dendê da voz, ao fascínio da palavra. E chamar pra conferir se esse oba-oba em nome de Periferia-Periferia-Periferia, que às vezes quer nos enforcar pra manter a almofada quente do ibope, tem mesmo fundamento e perspectiva, anunciação e não só anúncio. Espeto ou espetáculo?

No nosso sítio tu pode num clique ouvir direto os programas ou pode ainda continuar baixando livremente pra escutar no teu mp3/pendrive. No escadão, na janela do busão, no banheiro, na firma, na lavação de louça.

Ou levar pras escolas (Como? Que hora? Com quem?)

Taí o convite, sincero e necessário, pra controlar a velocidade febril do mouse e detalhar a audição, brisar na leitura com calma e estudar com a gente, pra descobrirmos juntos as diferenças entre informação e conhecimento, as diferenças entre largura e fundura.

Fonte
http://www.edicoestoro.net/

domingo, março 22, 2009

22/03 Dia mundial sem água................ Não entendeu?



Visto pelo lado de fora, o planeta deveria se chamar água.
Com algumas "ilhas" de terra firme, cerca de 2/3 de sua superfície são dominados pelos vastos oceanos. Os polos e suas vizinhanças estão cobertos pelas águas sólidas das gigantescas geleiras. A pequena quantidade de água restante divide-se entre a atmosfera, o subsolo, os rios e os lagos.


Você sabe do que é feito o seu corpo? Principalmente de água. Um bebê é formado por cerca de 80% dela. Com o envelhecimento a proporção diminui. Aos 75 anos, uma pessoa chega, em média, a 53 por cento. Em geral, a água compõe mais da metade de qualquer ser vivo. Mineral abundante no Planeta Terra , ela está nos rios, nos vegetais, nas rochas, no ar. Até no fogo tem vapor d'água. A vida nasceu na água, e para se manter precisa dela.



Num país como o Brasil, de imensos rios, lagos, belas cachoeiras e uma costa de cerca de oito mil quilômetros banhada pelo Oceano Atlântico a sensação é de abundância. Num Planeta como o nosso, que tem 77% da superfície coberta pela água também. Parece que ela não vai faltar nunca, mas não é bem assim.
O Brasil é o país mais rico em rios do mundo: detém 8% de toda a água doce que está na superfície da Terra. E , ainda, possui a maior bacia fluvial – A Bacia do Amazonas. Embora, no Brasil, o potencial de recursos hídricos corresponda a 53% da reserva da América do Sul, a média de desperdício de água é de 46%.


De toda a água da terra, 97,5 % estão nos oceanos e mares. Só 2,5% são águas doces. E menos de meio por cento está disponível pro consumo de todos os organismos vivos, não só dos seres humanos. O Brasil é privilegiado. Cerca de doze por cento de toda a água do mundo que circula na superfície estão no nosso território. A disponibilidade de água por habitante nos coloca em vigésimo quinto lugar no ranking mundial.


O Aqüifero Guarani é um dos maiores recursos estratégicos de água doce do mundo, sua expansão se estende pelos territórios do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
Possui capacidade para abastecimento de 400 milhões de pessoas por ano, produzindo 50quatrilhões de litros de água.


Os vilões responsáveis pela escassez são:

Mudanças climáticas – O aumento de condições extremas, como enchentes, furacões e tornados poderiam acentuar a quantidade de lixo acumulado em fontes de água. O aumento da temperatura global também pode, segundo o relatório da ONU, piorar a qualidade da água. As mudanças climáticas podem
acentuar a quantidade de lixo acumulado em fontes de água. Alterações no ciclo hidrológico, produzidas pela inadequada ocupação do espaço, geram enchentes urbanas freqüentes.



Poluição
– As reservas de água limpa do planeta recebem, por dia, duas toneladas de lixo (industrial, químico, agrícola e de origem humana). A situação afeta sobretudo os países em desenvolvimento, onde cerca de 50% da população está exposta a fontes de água poluídas. Por ano, mais 5 milhões de pessoas são atingidas por males decorrentes da ingestão de água contaminada, do contato com insetos vetores que habitam as águas poluídas e de infecções e verminoses, comuns em locais onde a água é insuficiente até para higiene básica.
- 39 milhões de brasileiros não têm acesso à água tratada e, 90 milhões não têm acesso a saneamento básico.
- 2 milhões de crianças morreram de doenças relacionadas à ausência de saneamento e ao uso de água sem tratamento.
- A Pneumonia Asiática (SARS) desenvolveu-se em uma área sem saneamento e sem água potável.
- A Cada real investido em saneamento básico, são economizados R$ 4,30 na Saúde.

Há 6.670 pontos de despejo “oficiais” de esgoto somente na Região Metropolitana de São Paulo , que juntos contabilizam 50 mil litros de esgoto por segundo, 1,27 bilhões de litro/dia. Deste volume imenso apenas são tratados 13,5 mil litros por segundo em cinco ETEs (Barueri, ABC, Parque Novo Mundo, São Miguel e Suzano).
Estes pontos são provisórios segundo a Sabesp e apenas em 2018 estarão 100% conectados às ETEs.



Aumento Populacional
– Há 2 mil anos, a população mundial correspondia a 3% do número de habitantes atual e, a quantidade de água disponível era a mesma de hoje. A Ásia é o local mais afetado pelo aumento na população: ela abriga 60% dos habitantes do planeta, embora possua apenas 36% da reserva de água doce. Na África e na Europa, a situação é parecida, mas em menores proporções. Nos países desenvolvidos o problema é diferente: a melhoria nas condições de vida fez crescer a utilização de água por pessoa a níveis que em breve serão inviáveis.




Desperdício
- Os povos da China e de Israel, países que sofrem com a escassez de água, aprenderam a utilizar a água com responsabilidade, contudo, no Brasil, o desperdício de água chega a 70%.




A estimativa é de que até 2050 dois terços da população mundial sofrerão com a crise d'água. E futuras guerras poderão surgir pela disputa por ela. No Brasil a distribuição é irregular :cerca de 70 por cento das fontes de água disponíveis pro consumo estão na região amazônica .Os 30% restantes se dividem de forma desigual pelo país: faltam água no semi-árido nordestino, por conta das condições naturais, e no sudeste , pela concentração populacional. Em Manaus não se consegue dar água para as pessoas pois ja está tudo contaminado. Prá levar água em palafitas, nas residências, água tratada, é super difícil. Temos questões muito sérias de saneamento. E o discurso ambiental nos últimos tempos deixou essa questão da água de fora.

Os recursos hídricos (água) são finitos e sua distribuição é irregular ao longo da crosta terrestre. Raramente se encontra onde é mais necessária.




fonte

http://www.caenf.com.br/caenfensina/documento.asp?ID=4
http://www.tvcultura.com.br/reportereco/materia.asp?materiaid=958
OESP, Metrópole, 17/11/08, p.C1

Gerra santa, ou sangrenta???



Um comandante das Forças de Defesa israelense denunciou que rabinos do Exército disseram às tropas que lutavam na recente ofensiva militar contra alvos do movimento islâmico radical Hamas, na faixa de Gaza, que eles estavam lutando uma "guerra religiosa" contra os pagãos. O relato foi publicado pelo jornal israelense "Hareetz", como continuação aos relatos divulgados sobre o vandalismo e assassinato de civis inocentes durante a ofensiva.



"A mensagem deles era bem clara: nós somos judeus, nós viemos para esta terra por um milagre, Deus nos trouxe de volta a esta terra, e agora nós precisamos lutar para expulsar os pagãos que estão interferindo na conquista da terra santa", disse o comandante, citado pelo jornal.



O jornal publicou trechos de declarações de militares que lutaram durante a operação em Gaza realizada entre 27 de dezembro e 18 de janeiro deste ano e que deixou ao menos 1.300 mortos, entre eles ao menos 900 civis, além de destruir milhares de casas e a infraestrutura do território palestino.



Alguns veteranos, formados na academia militar da Força de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês), falaram sobre o assassinato de civis inocentes e de suas impressões de desprezo profundo aos palestinos dentro das forças israelenses.



"A atmosfera em geral, não sei como descrever. As vidas de palestinos, digamos que são menos importantes que as de nossos soldados", diz um dos trechos da declaração de um chefe de pelotão que atuou em Gaza, ao justificar a morte de uma palestina e seus dois filhos, mortos por um atirador de elite israelense.



O ministro de Defesa de Israel, Ehud Barak, respondeu as declarações publicadas pelo jornal dizendo estar confiante de que as Forças de Defesa lidarão com o tema "com toda a seriedade". "Nós temos o Exército mais moral do mundo", disse Barak, à Radio Israel.

um pouco de História

O conflito entre judeus e palestinianos é muito antigo, mas uma grande maioria desconhece ou tenta desvalorizar os episódios históricos que lhe deram origem. Este facto não é de estranhar dado que os maiores responsáveis se encontram a ocidente e desenvolvem algum controlo da informação, muito natural mas pouco ético para quem pretende ilibar-se das culpas que lhe cabem.
Israel proclama que tem direito à terras do Rei David embora já tivessem passado mais de 3.000 anos. Com base neste princípio o planeta sofreria enormes convulsões para restabelecer novos limites territoriais. Terão os italianos em função do Império Romano de há 2000 anos direito de exigirem toda ou parte da Península Ibérica?

Em 1945 a Palestina era habitada por milhões de palestinianos e Jerusalém era uma cidade santa para todos os muçulmanos. Nessa altura a Palestina encontrava-se sob o mandato da Grã-Bretanha.

Com o fim da 2ª Grande Guerra, e tendo os judeus sofrido os efeitos de um Holocausto que assassinou milhões de Judeus, os políticos ocidentais entenderam que era altura de lhes arranjar uma terra. Todavia não lhes foram distribuídas as terras em que viviam antes dessa data. Com o seu poder económico os judeus espalhados pelo mundo principalmente na Grã-Bretanha e nos EUA, exigiram a Palestina.



Assim, em 1948, o Estado Judaico com o nome de Israel declarou a independência com o apoio do Ocidente. Para tal foi necessário desalojar à força, por meios militares, milhões de palestinianos para Israel ocupar um território muito maior do que aquele em que habitavam os judeus em 1945.

Cerca de 4 milhões de palestinianos continuam a viver em campos de refugiados que a ONU estabeleceu provisoriamente em 1948. Os que habitam em acampamentos na faixa de Gaza, Cisjordânia, Síria, Líbano e Jordânia não abandonam a sua condição de refugiados porque a sua situação é a única prova que possuem de que há sessenta anos tiveram que deixar as suas terras de origem pela força.
Esta será sem dúvida a principal fonte que ao longo de gerações vem alimentando ódios e extremismos.

Como resultado dos conflitos que se seguiram, sempre ganhos por Israel que na realidade funciona como uma base gigante americana no Médio Oriente, fez-se a paz em 1967 de que resultou a divisão que se vê no quadro (3) e que foi aceite por ambas as partes.

Quantas vidas não foram sacrificadas por seitas religiosas na História da humanidade.
Usa-se o artifício não só da fé para se incitar uma guerra, mas da proteção contra o terrorismo, ou eles possuem armas nucleares.

Oxalá o próximo argumento não seja, "eles estão poluindo a maior reserva de aguá existente, e ainda desmatando o pulmão do mundo, vamos invadir e salvar o planeta".

fonte

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u537906.shtml

Evento no Dia do Graffiti 27/03




Grafite ou grafito (do italiano graffiti, plural de graffito) é o nome dado às inscrições feitas em paredes, desde o Império Romano. Considera-se grafite uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade - normalmente em espaço público.



Por muito tempo visto como um assunto irrelevante ou mera contravenção, atualmente o grafite já é considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais, [1] mais especificamente, da street art ou arte urbana - em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade. Entretanto ainda há quem não concorde, equiparando o valor artístico do grafite ao da pichação, que é bem mais controverso.



A partir do movimento contracultural de maio de 1968, quando os muros de Paris foram suporte para inscrições de caráter poético-político, a prática do grafite generalizou-se pelo mundo, em diferentes contextos, tipos e estilos, que vão do simples rabisco ou de tags repetidas ad nauseam, como uma espécie de demarcação de território, até grandes murais executados em espaços especialmente designados para tal, ganhando status de verdadeiras obras de arte. Os grafites podem também estar associados a diferentes movimentos e tribos urbanas como o hip-hop.




Evento comemorativo
O Núcleo de Graffiti do Espaço de Cultura da Ação Educativa realizará pelo sexto ano consecutivo o evento comemorativo do Dia do Graffiti, no dia 27 de março, em homenagem a Alex Vallauri, morto nesta data no ano de 1987. O artista plástico e
grafiteiro Rui Amaral será o homenageado desta edição. Mais de 30 grafiteiros participarão da exposição que tem curadoria de coletiva. São 11 curadores, sendo 4 Coletivos (Alto Contraste, 5 Zonas, Imargem/Cedeca Interlagos e Grafiteiras BR)
e 7 grafiteiros (Rui Amaral, Bruno Chorão, Moises, Rodrigo Medeiros, Gejo, Pato e Graphis). Cada um indicou 3 nomes para exposição. O evento de abertura da exposição, que acontece no próprio dia 27 de março terá uma vernissage, coquetel, além da tradicional pintura do painel da Recepção da Ação Educativa. No auditório haverá apresentação de 5 grupos de rap dentro do Projeto Suburbano no Centro, coordenado por Alessandro Buzo, que abrirá a temporada 2009 na mesma noite. Em abril, outros três eventos completarão a programação. O Dia do Graffiti foi oficializado na Cidade de São Paulo por meio da Lei 13903/2004
de autoria do então vereador Odilon Guedes. Desde então, a Ação Educativa vem realizando eventos para enaltecer o trabalho dos grafiteiros e a contribuição que esses artistas dão para uma vidamelhor na grande metrópole.

Serviço
27 de Março
Espaço de Cultura da Ação Educativa:
•Coquetel de abertura da Exposição Comemorativa
•Pintura do Painel do hall da recepção
•Suburbano no Centro (apresentação de 5 grupos – veja página 15)
Sexta-feira, a partir das 19h. Ação Educativa - Rua General Jardim 660, Vila Buarque. Entrada franca. (11) 3151-2333.

Dias 28 e 29 de março
Intervenções na Cidade de São Paulo:
•Centro – Bixiga (Celso Gitay)
•Zona Sul – Favela da Vila Cheba no Grajaú (Imargem/Cedeca)
•Zona Norte – Fundação Casa na Vila Maria (Rodrigo Medeiros)
•Zona Leste – Cidade Tiradentes (5 Zonas)
•Zona Oeste – Vila Madalena (Eymard Ribeiro)
Confirmação de locais e horários pelo site: www.acaoeducativa.org ou pelo telefone (11) 3151- 2333.


fonte

http://www.acaoeducativa.org.br/agendadaperiferia/especial.html

terça-feira, março 17, 2009

Quer conhecer o Brasil???

Há tempos sem Sociologia, agora também sem Geografia



O fato de o material didático distribuído em escolas públicas de todo o Estado este ano mostrar duas vezes o Paraguai em um mapa da América do Sul "não é um erro grave, mas é um erro" disse o Governador José Serra. Ele atribuiu a informação equivocada a um possível "erro de impressão". No livro, destinado a alunos da sexta série do ensino fundamental, o nome do Paraguai está em território boliviano e também no lugar do Uruguai. Já o Equador sumiu do mapa.

"Houve duas falhas: da empresa contratada e da secretaria, que deveria ter revisado o material", afirmou o governador. Segundo Serra, o recolhimento e a reposição dos livros didáticos serão pagos pela Fundação Vanzolini, sem custos para o Estado. "Os livros vão ser todos recolhidos e repostos. A fundação vai cobrir esse erro", disse Serra, sem especificar quando a substituição do material deve começar.



Dados do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Ministério da Educação – informam que o desempenho escolar está pior do que o alcançado em 1995, muito embora tenham melhorado em 2007, em relação a 2005, especialmente, no Ensino Fundamental. Parece brincadeira, mas o Brasil andou para traz, em termos de desempenho escolar. Os resultados do Saresp (Exame de Avaliação do Governo de S.Paulo) são igualmente alarmantes: 80% dos alunos do Estado de São Paulo, não sabem Matemática, ou seja, não assimilaram o conteúdo designado para o curso.

Somos um país de jovens que não sabem ler, escrever e contar, adequadamente. Os mesmos dados do Saresp apontam que 71% dos alunos que terminaram o Ensino Médio não têm o conhecimento básico da área. Eles têm dificuldades para realizar operações de soma, subtração, multiplicação e divisão, além de não conseguirem mensurar grandezas e medidas. É o dado oficial do Estado mais rico e aparelhado da Federação.



Os estudantes brasileiros segundo avaliação internacional do PISA (programa espanhol que avalia estudantes em 60 países no mundo), tiveram um dos piores desempenhos da disciplina matemática, ficando a frente, apenas, da Tunísia, Catar e Cazaquistão, países que não primam pela riqueza, ou modelo de Educação e não aparecem nos noticiários internacionais de TV. Tunísia é na África, os outros dois, no Oriente Médio.

Para construir a cidadania o cidadão precisa estar preparado para enfrentar a complexidade deste mundo. Uma das exigências é que ele tenha capacidade de selecionar informações e refletir sobre o que acontece no mundo”, observou Clélia Brandão Alvarenga Craveiro, presidente do CNE, ao Portal do Professor.

A presidente do Conselho destacou, também, a importância da metodologia investigativa da Sociologia e da Filosofia, capazes de intensificar a capacidade de reflexão e de tomada de decisões a partir da análise da realidade. “Não dá para deixar esse trabalho para fazer depois, quando o estudante chegar a universidade”, enfatizou.



Depois de banidas pela ditadura militar das escolas públicas a partir de 1971, as disciplinas de Filosofia e Sociologia serão novamente obrigatórias nas três séries do ensino médio em todo o país.

É preciso lembrar que a Ética é a ciência da Moral, e que quem não conhece, não se estabelece. Lembrando ainda, que a exclusão social sempre será a causa do mal.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/journalContent.action?editionId=16&categoryId=4

http://br.noticias.yahoo.com/s/17032009/25/manchetes-livros-geografia-erros-serao-repostos.html

Na Faixa, Oficina Experimental de Jornalismo



Estão abertas as inscrições para o projeto “Oficina Experimental de Jornalismo”, que acontece na ONG Papel Jornal, voltada para jovens do ensino médio da região do Jardim Ângela e imediações. É gratuita.

Para participar, os jovens deverão estar matriculados em alguma escola da região, no ensino médio, e as inscrições poderão ser feitas até 25/03/09. As aulas terão início no dia 31/março, das14h às 17 horas, de terça e quinta.

O Projeto Oficina Experimental de Jornalismo é composto por um conjunto de aulas modulares que visam capacitar os jovens a construir produtos de comunicação que promovam reflexão sobre a periferia de São Paulo a partir de seus moradores.

São módulos de texto, reportagem, fotografia e design gráfico, nas quais os estudantes adquirem formação teórica e prática, além de estímulo ao pensamento crítico, a sua capacidade de organizar idéias e fortalecer a sua auto-estima ao identificar suas potencialidades.

A ONG Papel Jornal propõe-se a estimular o protagonismo juvenil, dotando jovens moradores da região da Zona Sul (Jardim Ângela e imediações) dos instrumentos técnicos e teóricos para vocalizar suas próprias aspirações e desejos.

A instituição tem como missão contribuir para o processo de democratização da mídia e complementar o processo educacional de jovens da periferia, levando aos moradores condições para que possam exercer seus direitos civis, sociais e políticos. A associação também pretende estimular a inserção desses jovens na sociedade sem que precisem sair da região onde moram.

Informações:

Tel: 55181555 c/ Juscelei das 12h30 às 16h30 ou com Alessandro: 9196 8600
ONG Papel Jornal – Rua Roberto Selmi Dei, 187 (altura do no. 2.200 da M’Boi Mirim)
E-mail: limanery@yahoo.com.br


Cineclube Pólis

O Brasil do Brezil

quinta-feira, março 12, 2009

Na Faixa CINEMA NA LAJE - MOSTRA DE CINEMA AFRICANO


A partir de março, a periferia de São Paulo vai ganhar da Cooperifa uma sala de cinema ao ar livre, e na primeira e terceira segunda-feira do mês, a laje do Zé batidão, onde acontece há sete anos, o tradicional sarau da Cooperifa, vai virar o cinema Paradiso da Zona Sul paulistana.
O Cinema na laje vai ser um espaço alternativo para exibição de filmes e documentários de todas as partes do Brasil e do mundo. E criado principalmente para dar vazão ao cinema produzido por jovens da região.
E para a segunda exibição do Cinema na laje , que acontece dia 16 de março, a Cooperifa traz uma mostra de filmes produzidos na África, entre curtas e documentários, a comunidade vai poder conhecer um pouco do cinema de Angola, Moçambique, Ruanda, África do Sul, entre outros. Imperdível.


Serviço
Dia 16 de março (segunda-feira) 2ohs

Bar do Zé Batidão

rua Bartolomeu dos Santos, 797 Chácara Santana

Periferia-SP

Entrada franca

Infs. 72074748

www.colecionadordepedras.blogspot.com

quarta-feira, março 11, 2009




fonte

www.becosevielaszs.blogspot.com

terça-feira, março 03, 2009

CURSOS ESPECIAIS NO CAPÃO REDONDO


cinema na Faixa / Piraporinha



Fonte
Rogério Pixote
7620 6233 - mensagens via site Claro
8079 5171 - Oi
http://www.youtube.com/user/RogerioPixote
www.becosevielaszs.blogspot.com