sexta-feira, outubro 31, 2008

Amigos para siempre


O MINISTÉRIO PÚBLICO vai pedir ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) uma certidão de trânsito em julgado do processo que tramitava na Corte contra o presidente da Câmara Municipal, o vereador reeleito Antonio Carlos Rodrigues (PR).
Com o documento, que atesta a condenação em caráter definitivo (não cabe mais recurso), a promotoria pretende impedir que o vereador seja empossado em janeiro – ele foi reeleito para o terceiro mandato nas últimas eleições.

Por três vezes este ano, o Vereador Antonio Carlos Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal, assumiu o cargo de Prefeito em Exercício da cidade de São Paulo de 27 a 31 de outubro último.
No período, Antonio Carlos Rodrigues cumpriu a rotina do Prefeito Gilberto Kassab, com destaque para duas atividades.
Kassab não tem vice-prefeito, porque assumiu no lugar de José Serra, eleito em 2004. Serra deixou o posto para se candidatar ao governo de São Paulo em 2006, quando foi eleito para o Palácio dos Bandeirantes.
















Acusado de superfaturar a contratação de mão-de-obra na época em que era diretor da EMTU (Empresa Metropolitanade Transportes Urbanos),de 1990 a 1994, ele foi condenado por improbidade administrativa. A Justiça determinou a suspensão dos direitos políticos por seis anos, perda do cargo público e ressarcimento de R$ 50 milhões aos cofres públicos referente aos prejuízos causados pelo contrato. Também são responsáveis solidários pelo pagamento o ex-diretor da EMTU Márcio Percival Pinto e a empresa Personal Administração e Serviços. A decisão de primeirainstância foi mantida pelo TJ (Tribunal de Justiça)de São Paulo e pela 1a Turmado STJ. Rodrigues recorreu à Corte, mas perdeu o últimorecurso no dia 21.
Para o promotor Saad Mazloum,autor da ação, o vereador não poderá ser empossado
pois, além de perder o cargo atual, teve os direitos políticos suspensos.

value="http://www.youtube.com/v/uhscSCp-x8w&hl=en&fs=1">




Antonio Carlos Rodrigues (Vereador reeleito SP)
Partido: PR
Nome completo: Antonio Carlos Rodrigues
Nascimento: 17/05/1950
Natural de: São Paulo

Bairros onde teve votação expressiva:
Capão Redondo Boa Votação: Piraporinha Cidade Ademar Campo Limpo (Jardim São Luiz)

fonte
http://publimetro.band.com.br/pdf/20081031_MetroSaoPaulo.pdf

A melhor escola do mundo


Quem entra numa escola na Finlândia se espanta com a simplicidade das instalações. Era de esperar que o sistema educacional considerado o melhor do mundo surpreendesse também pela exuberância do equipamento didático. Na verdade, na escola Meilahden Yläaste, em Helsinque, igual a centenas de outras do país, as salas de aula são convencionais, com quadro-negro e, às vezes, um par de computadores. Apesar do despojamento, as escolas finlandesas lideram o ranking do Pisa, a mais abrangente avaliação internacional de educação, feita pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O último teste, em 2006, foi aplicado em 400 000 alunos de 57 países. O Brasil disputa as últimas posições com países como Tunísia e Indonésia. O segredo da boa educação finlandesa realmente não está na parafernália tecnológica, mas numa aposta nas duas bases de qualquer sistema educacional. A primeira é o currículo amplo, que inclui o ensino de música, arte e pelo menos duas línguas estrangeiras. A segunda é a formação de professores. O título de mestrado é exigido até para os educadores do ensino básico.



Dar ênfase à qualidade dos professores foi um dos primeiros passos da reforma educacional que o país implementou a partir dos anos 70, e é nesse quesito que a Finlândia mais tem a ensinar ao Brasil. Quarenta anos atrás, metade da população finlandesa vivia na zona rural. A economia era dependente das flutuações do preço da madeira, já que 55% das exportações vinham da indústria florestal. Além dos bosques que cobrem 75% do território, o país só tinha a oferecer sua mão-de-obra barata. Os finlandeses emigravam em massa para vizinhos ricos, como a Suécia, em busca de melhores condições de vida. Preocupados com a má qualidade das escolas públicas, os pais estavam transferindo os filhos para instituições privadas de ensino. Em alguns desses aspectos, a Finlândia se parecia com o Brasil. A reforma educacional colocou a qualificação dos professores a cargo das universidades, com duração de cinco anos. Hoje, a profissão é disputadíssima (só 10% dos candidatos são aprovados) e usufrui grande prestígio social (é a carreira mais desejada pelos estudantes do ensino médio).



O segundo passo da reforma, em 1985, foi descentralizar o sistema de ensino. Por esse conceito, o professor é o principal responsável pelo desempenho de seus alunos: é ele quem avalia os estudantes, identifica os problemas, busca soluções e analisa os resultados. O Ministério da Educação dá apenas as linhas gerais do conteúdo a ser lecionado. "Isso só é possível porque os professores recebem um treinamento prático específico para saber lidar com tanta independência", disse a VEJA Hannele Niemi, vice-reitora da Universidade de Helsinque, que trabalha com a formação de professores há três décadas. O currículo escolar também é flexível, decidido em conjunto entre professores, administradores, pais e representantes dos alunos. A cada três anos, as metas da escola são negociadas com o Conselho Nacional de Educação, órgão responsável por aplicar as políticas do ministério. "Queremos que os professores e os diretores, que conhecem o dia-a-dia da escola, sejam responsáveis pela educação", diz Reijo Laukkanen, um dos membros mais antigos do Conselho Nacional de Educação.

Contos de Bairro



Gente Feia

Baseado no conto "Gente Feia", escrito por Huguêra
Roteiro: Peu Pereira & Rafael Franja
Direção: Peu Pereira


Sinopse:


Um gay que é craque de bola, um líder de comunidade envolvido com o movimento hip-hop, uma drag-queen que esqueceu suas raízes, um nordestino que nem sabe quem é, um chefão do crime organizado acima de qualquer suspeita. Personagens da periferia de São Paulo, que para muitos são apenas Gente Feia, botam à prova a máxima filosófica de que "o inferno são os outros".



Amanhã Talvez

Baseado no conto "Amanhã Talvez", escrito por Sérgio Vaz
Roteiro e Direção: Rogério Pixote


Sinopse:


Asdrúbal e sua vida, cotidiano. Bebida, controle remoto, controle remoto, bebida, boteco. Às vezes a mulher, às vezes os filhos, às vezes. Controle remoto, bebida, TV, a Morte. A Morte e a vida de Asdrúbal.



O Sonho de Titia

Baseado no conto "Meu catecumemato na ludocópula e o sonho de titia", escrito por Tico
Roteiro e Direção: Bel Mercês e Paula Szutan


Sinopse


Depois de uma noite de rebeldia, amor e divagações literárias, Keyla decide que vai pedir a mão do namorado em casamento. Mas no mesmo dia, acontece um acidente inesperado com a tia dele.






www.contosdebairro.blogspot.com

terça-feira, outubro 28, 2008

'A(s) Pedagogia(s) de Paulo Freire / Palestra Jd. Ângela


A Sociedade Santos Mártires através do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDECA Jardim Ângela - tem a honra de convidar-lhes para um curso de formação sobre o tema 'A(s) Pedagogia(s) de Paulo Freire - uma leitura Sociológica' das obras “Pedagogia do Oprimido”, “Pedagogia da Esperança” e “Pedagogia da Autonomia”, com o Profº Arnaldo Eugênio – Sociólogo e Mestre em Políticas Públicas pela UFPI e Doutorando em Ciências Sociais/Antropologia – PUC/SP.


“Eu gostaria de ser lembrado como alguém que amou o mundo, as pessoas, os bichos, as árvores, a terra, a água, a vida.”
(Paulo Freire)


Data: 10, 11 e 12 de novembro de 2008.
Horários: 09:00 ás 12:00 h / Turma manhã
14:00 às 17:00h / Turma tarde
Local: Rua Luiz Baldinato, 09 – Jardim Sônia Regina
São Paulo / CEP 04935 - 100.

Inscrições antecipadas no telefone: 5834 - 1335 c/ Jaqueline ou Lílian. (Vagas Limitadas)
Valor: R$ 15,00 (com direito a um dos livros de Paulo Freire).
Maiores informações no site: www.santosmartires.org.com

veja também biblioteca digital Paulo Freire
http://www.paulofreire.ufpb.br/paulofreire/principal.jsp

Exposição SENTIDOS GenteMuda noCapão Redondo


de 01 a 30 de Novembro/2008
abertura a partir das 19hs do sábado.

Fábrica de Criatividade
Rua Luíz da Fonseca Galvão, 248
prox. ao metrô capão redondo - inf. 5511-0055

www.fabricadecriatividade.com.br
gentemuda@gmail.com

como surgiu o $dinheiro$



Geração após geração as pessoas utilizaram o sistema de escambo (transação ou contrato em que cada uma das partes entrega um bem ou presta um serviço para receber o bem ou serviço que a outra lhe entrega ou presta a ela, sem que um dos bens seja dinheiro). Um homem mantinha sua família suprindo-a do necessário para viver ou especializava-se em algum tipo de comércio particular. Os bens excedentes de sua própria produção eram trocados pelos excedentes de outras pessoas.

Um dia no mercado era sempre ruidoso e poeirento; no entanto, as pessoas desejavam os gritos e as saudações, assim como o companheirismo. Costumava ser um lugar feliz, mas agora tinha gente demais, discussões demais. Não havia tempo para uma boa conversa. Precisava-se um sistema melhor.

Normalmente, as pessoas eram felizes e desfrutavam os frutos do seu trabalho.



Em cada comunidade, um governo simples tinha sido formado para garantir que as liberdades e os direitos das pessoas fossem protegidos, e que nenhum homem fosse forçado por nenhum outro homem ou grupo de homens a fazer qualquer coisa contra a própria vontade.

Este era o único propósito do governo e cada governador era apoiado voluntariamente pela comunidade local que o havia eleito.

História do capital

http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.umanovaera.com/conspiracoes/Quero_a_Terra_Mais_5/9-vault1x1.gif&imgrefurl=http://www.umanovaera.com/conspiracoes/Quero_a_Terra_Mais_5.htm&h=394&w=397&sz=9&hl=pt-BR&start=8&um=1&usg=__yQFl_zLnW7T63h1xSK9tEUbTnXU=&tbnid=AbhmWHSgPUQvBM:&tbnh=123&tbnw=124&prev=/images%3Fq%3Ddineiro%2BX%2Bpessoas%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26rlz%3D1T4ADBF_pt-BRBR295BR296%26sa%3DG

QUERO TODA A TERRA E MAIS 5%



1929Com o término da Primeira Guerra Mundial os Estados Unidos passaram a ser o grande nome do capitalismo mundial. De maior devedor, o país passou a posição de maior credor mundial, pois concederam grandes empréstimos a outros países, vencedores e perdedores. Além disso, investiram na reconstrução da Europa e, ao mesmo tempo exportavam bastante para esse continente.

Porém, a partir de 1925, apesar de toda euforia, a economia norte-americana começou a ter sérios problemas. Enquanto a produção industrial e agrícola desenvolveu-se num ritmo acelerado, o aumento salarial foi muito lento. Além do mais, em conseqüência da progressiva mecanização da indústria e da agricultura o desemprego foi crescendo consideravelmente.

Após recuperarem-se dos prejuízos da guerra, os países europeus passaram a comprar cada vez menos dos Estados Unidos e a concorrer com o mesmo nos mercados internacionais. Pela falta de consumidores externos e internos, começaram a sobrar enormes quantidades de produtos no mercado norte-americano, caracterizando, assim, uma crise de superprodução, ou seja, muita mercadoria e poucos consumidores.

Na tentativa de controlar essa crise, os agricultores passaram a armazenar cereais. Para isso, tiveram que pedir empréstimos aos bancos, oferecendo suas terras como garantia, muitos perderam seus bens. Já as indústrias se viram forçadas a desacelerar o ritmo da produção e, conseqüentemente, a despedir milhares de trabalhadores, o que afetou ainda mais o mercado consumidor.

A Queda da Bolsa de New York

Apesar da crise vivida naquele momento, os pequenos, médios e grandes investidores mantiveram suas especulações com ações. Isto é, comercializavam esses papéis por valores que não condiziam com a real situação das empresas. No entanto, chegou o momento em que a crise atingiu a Bolsa de Valores de New York, um dos importantes centros do capitalismo mundial. Os preços das ações começaram a cair, os acionistas entraram na corrida para tentar vendê-las, mas não havia pessoas interessadas. No dia 29 de outubro de 1929, havia cerca de 13 milhões de ações à venda, mas faltavam compradores. O que resultou na queda dos preços das ações, provocando a quebra (crash) da Bolsa de New York.

2008Foto acima
Alan Greenspan (Nova Iorque, 6 de março de 1926) é um economista estado-unidense e foi de 11 de agosto de 1987 até 31 de janeiro de 2006 presidente do Federal Reserve dos Estados Unidos da América. Após sua aposentadoria, ele aceitou o cargo honorário (sem receber vencimentos) no departamento do tesouro britânico.

O Prémio Nobel-winning economistas Joseph E. Stiglitz e Paul Krugman, atribuiram um elevado grau de culpabilidade para os efeitos devastadores da crise económica de 2008 a Greenspan. Greenspan, segundo o jornal The New York Times, diz que ele próprio está isento de culpa. Krugman tem reiteradamente manifestado o seu ponto de vista de que Greenspan é a pessoa mais responsável pela crise atual.

"O mundo está lutando atualmente com as conseqüências de ter supervalorizado seus ativos financeiros. Mas uma crise muito mais grave ainda virá: um desastre ecológico causado pela não valorização de nossos recursos ambientais, que são a base de toda a vida e da prosperidade".

Ensaio sobre a cegueira


No Brasil
O Banco Central anunciou hoje a sexta medida para liberar depósitos das instituições financeiras. Juntas, essas decisões injetam até R$ 160 bilhões no sistema financeiro brasileiro no período de apenas um mês.

As medidas foram tomadas como reação à falta de dinheiro disponível no mercado, situação que tem prejudicado principalmente as instituições de menor porte.



No Mundo
O escritor português José Saramago, ao analisar a atual crise do sistema capitalista, afirmou nesta segunda-feira que Karl Marx "nunca teve tanta razão".

O escritor formulou esta declaração em uma entrevista coletiva sobre o lançamento do filme "Ensaio sobre a Cegueira", de Fernando Meirelles, em Lisboa.

"Onde estava todo esse dinheiro (desbloqueado para resgatar os bancos)? Estava muito bem guardado. Logo apareceu, de repente, para salvar o quê? vidas? Não, os bancos", declarou o prêmio Nobel de Literatura de 1998.

"Marx nunca teve tanta razão como agora", ressaltou José Saramago, acrescentando que "as piores conseqüências ainda não se manifestaram".

Ao ser ouvido sobre o vínculo entre o tema de seu romance e a crise financeira, o escritor respondeu que "sempre estamos mais ou menos cegos, sobretudo, para o fundamental".

Nos seus 85 anos, José Saramago publicou dezenas de obras, entre prosa, poesia, ensaio e teatro.


O filme
Entra finalmente em cartaz um dos filmes mais comentados e esperados do ano: Ensaio Sobre a Cegueira, adaptação cinematográfica que Fernando Meirelles (Cidade de Deus) fez a partir do livro de José Saramago que muitos julgavam "infilmável". Não era. Não só o filme foi aprovado pelo autor do livro, como o resultado final é dos mais intrigantes.

Fonte
http://www.ensaiosobreacegueirafilme.com.br/
http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/portugal_finan__as
http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2008/10/13/bc_amplia_para_r_160_bi_injecao_no_sistema_financeiro_2044146.html

segunda-feira, outubro 27, 2008

Literatura:Oitava Bienal internacional do Livro no Ceará, Brasil


O Centro de Convenções de Fortaleza (Ceará) receberá, de 12 a 21 de novembro de 2008, intensa e múltipla programação da 8ª Bienal Internacional do Livro do Ceará, que contará ainda com destacado espaço físico da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), ampliando, assim, de forma substanciosa, a agenda desse já tradicional evento cearense que se realiza há 16 anos.

O tema da 8ª Bienal Internacional do Livro do Ceará é “A aventura cultural da mestiçagem”, o qual abrange duas comunidades lingüísticas: a portuguesa e a espanhola e, ainda, suas manifestações artísticas e culturais, totalizando 30 países situados em quatro continentes: África, América, Ásia e Europa. A ousadia de tal abrangência desloca o foco habitual das programações literárias de outros eventos similares, concentrando-se aqui em evocar a multiplicidade de culturas e a condição mestiça de suas raízes.

Motivada pelo tema central, a programação da 8ª Bienal Internacional do Livro do Ceará estará comprometida com a integração das diversas culturas envolvidas, reconhecendo seus hábitos, costumes e literatura, e com a democratização e a mobilização do acesso universal ao livro, à leitura e à produção literária. Portanto, serão realizadas atividades baseadas na promoção e geração de conhecimentos, sem fronteiras culturais e sociais, reunindo um público diversificado e evitando isolamentos de quaisquer naturezas.

O escritor Floriano Martins, curador do evento, esclareceu que este se destina a "revelar as diversas culturas envolvidas, reconhecendo os seus hábitos, costumes e literatura e comprometer-se com a democratização e mobilização do acesso universal ao livro, à leitura e à produção literária".

Do lote de autores convidados fazem parte, segundo o mesmo responsável, os peruanos Carlos Garayar de Lillo e Carlos Germán Belli, o galego Carlos Quiroga, o cubano Abel Prieto, o argentino Rodolfo Alonso, o colombiano Jotamario Arbeláez, o mexicano Carlos Montemayor e a paraguaia Susy Delgado.

Portugal será representado pelos autores Maria Estela Guedes, Joana Ruas, Nicolau Saião, Rosa Alice Branco e José do Carmo Francisco.

No tocante a brasileiros, citou os nomes de Ana Miranda, Isabel Lustosa e Chico Anysio (cearenses), Lêdo Ivo, Afonso Henriques Neto e Lauro César Muniz (não-cearenses).

http://noticias.bol.uol.com.br/entretenimento/2008/10/27/ult3680u1264.jhtm

O que é isso companheiro???



Neste domingo, às 19h35, primeiro dia de visitação aberta ao público da 28.ª Bienal de São Paulo, um grupo formado por cerca de 40 pichadores invadiu o pavilhão no Parque do Ibirapuera e pichou parte de seu segundo andar, durante o visitação. Nesta edição da mostra, o segundo piso do prédio foi mantido propositalmente vazio e mesmo antes da inauguração ganhou o apelido de Bienal do Vazio. Os pichadores aproveitaram-se desse fato para no local fazer seu protesto, preenchendo as paredes com frases do tipo: “Isso que é arte.” “Abaixa a ditatura.” “Fora Serra.”

Por sua própria definição, a Bienal deveria cumprir duas tarefas principais: colocar a arte moderna do Brasil não em simples confronto, mas em vivo contato com a arte do mundo, ao mesmo tempo em que, para São Paulo, se buscaria conquistar a posição de centro artístico mundial.
[Lourival Gomes Machado, “Apresentação”. in: I Bienal do Museu de Arte Moderna de São Paulo, 1951, p. 14].

No domingo, dia de abertura da 28.ª Bienal de São Paulo - Em Vivo Contato para o público, grupo formado por cerca de 40 pichadores entrou no pavilhão e por volta das 19h35 começou a pichar grande área do segundo andar do prédio. Seguranças entraram em choque corpo-a-corpo com os pichadores e o resultado foi grande tumulto no prédio. Um vidro no primeiro andar foi quebrado durante a fuga dos pichadores, que conseguiram escapar, exceto uma jovem identificada como Carol, de 23 anos. Detida pelos seguranças do evento e presa pela Polícia Militar, que chegou ao prédio apenas depois das 20 horas, ela foi levada para o 36º DP, na Rua Tutóia. Enquanto a PM não chegava, o prédio foi fechado: ninguém podia entrar ou sair. Houve tumulto e mais uma pessoa foi detida.


http://www.28bienalsaopaulo.org.br/apresentacao

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior - FIES é um programa do Ministério da Educação - MEC destinado a financiar a graduação no Ensino Superior de estudantes que não têm condições de arcar integralmente com os custos de sua formação. Para candidatar-se ao FIES, os alunos devem estar regularmente matriculados em instituições não gratuitas, cadastradas no Programa e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até 2/11 o prazo para inscrição no programa de bolsas de estudo Financiamento Estudantil (Fies). O subsídio será concedido apenas para os cursos que tenham obtido conceito igual ou maior que 3,0 na última edição do Enade. A bolsa é retroativa a julho de 2008: para se inscrever, acesse www.mec.gov.br/fies.

http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/FIES/portaria_sesu_721_de_16102008_altera_prazo_fies_2_2008.pdf

Transformando utopías em realidades


Desde 2005 as edições da revista Trip são temáticas. A cada mês um dos pilares que sustentam a alma da marca é discutido em entrevistas, reportagens, ensaios fotográficos, artigos e histórias de especialistas, anônimos, celebridades e quem mais tiver o que dizer para nos ajudar a refletir. Ao debater esses temas, a Trip cria um espaço para repensar o que estamos fazendo com a nossa vida e com o planeta. E, no meio da conversa, questionar o estabelecido e propor novas idéias que nos ajudem a ganhar mais equilíbrio e a entender o que realmente nos faz inteiros nos torna mais equilibrados e felizes. Dessa reflexão, nasce uma força capaz de magnetizar milhares de pessoas que pensam parecido e que dedicam sua energia a transformar. Dela também surgem os indicados para a segunda edição do Prêmio Trip Transformadores.


O Prêmio Trip Transformadores realiza debates com os indicados em suas 12 categorias, dias 29 (às 14 e às 19h) e 30/10 (às 10h), no Tucarena. Com a premiação, a Trip Editora pretende chamar a atenção para pessoas cujas ações estão transformando o país. Já os debates são uma oportunidade para ir além da entrega dos prêmios, propiciando interação e troca de idéias e experiências entre essas pessoas. A inscrição, gratuita, deve ser feita pelo site www.trip.com.br/transformadores , na mesma página, conheça a programação e os nomes dos debatedores indicados ao Prêmio Trip Transformadores.

http://revistatrip.uol.com.br/transformadores2008/home.htm

segunda-feira, outubro 13, 2008

Na Faixa, Capão Redondo 18/10

Mostra de Dança, Jd. São Luís


Surgida provavelmente na década de 60, a favela Monte Azul fica na região do Jardim São Luiz. Possui 2.000 moradores que vivem em 480 casas de alvenaria(antigos barracos de madeira) erguidas em mutirões comunitários. A população é proveniente de estados do nordeste brasileiro, de Minas Gerais e do Paraná. Os mais jovens nasceram e se criaram na própria favela. O ambiente é amigável e tranqüilo. Todos se conhecem e se cumprimentam.

No núcleo Monte Azul, próximo à favela, fica localizado o Centro Cultural.

quarta-feira, outubro 08, 2008

Na faixa

Vereadores re-eleitos em São Paulo



Foi avaliado o trabalho dos 52 vereadores candidatos à reeleição 2008. Apenas oito tiveram nota acima de 7. Das 1 314 leis aprovadas neste mandato, 70% são homenagens a personalidades, instituem datas comemorativas ou dão nome a ruas, praças e pontes.

Levantamento da ONG Transparência Brasil mostra que metade dos vereadores "fichas-sujas" que concorriam à reeleição em 19 capitais conseguiu se reeleger. Segundo a entidade, dos 75 parlamentares com pendências judiciais, 37 mantiveram seus mandatos. De acordo com a ONG, em Belo Horizonte, Fortaleza, Palmas, Cuiabá e Boa Vista, todos os candidatos com pendências na Justiça Eleitoral ou sanção no Tribunal de Contas foram reconduzidos ao cargo.

Os paulistanos reelegeram nove dos 12 candidatos com pendências judiciais.

Por iniciativa das organizações “Ágora em Defesa do Eleitor e da Democracia”, “Artigo 19” e “Voto Consciente”, e por meio de seu Grupo de Trabalho “Acompanhamento da Câmara” – foi realizada e entregue a carta-compromisso, a todos os candidatos a vereadores de São Paulo, no sentido de atender às expectativas de alargamento democrático, nas dimensões representativa e participativa, para mandatos com alto grau de probidade, legitimidade e transparência.

Como princípios, esperamos que estejam presentes desde o processo eleitoral, observando, assim, transparência de mandatos por gabinetes e por partidos, mas também da legislatura como um todo, da Câmara como Poder Constituído.


Candidatos reeleitos Votos nota de avaliação 2004/2008
ANTONIO GOULART DOS REIS (PMDB) 90.054 7,9
MILTON LEITE DA SILVA (DEM) 80.051 3,8
MARA CRISTINA GABRILLI (PSDB) 79.912 6,3
SENIVAL PEREIRA DE MOURA (PT) 66.139 5
ARSELINO ROQUE TATTO (PT) 59.292 5,7
JOSÉ POLICE NETO (PSDB) 54.726 9,1
AURELIO FERNANDEZ MIGUEL (PR) 50.804 6,5
CARLOS ALBERTO DE QUADROS BEZERRA JR (PSDB) 50.536 5,7
ANTONIO DONATO MADORMO (PT) 50.388 6,7
CELSO DO CARMO JATENE (PTB) 49.777 5,9
JOSE ROBERTO TRIPOLI (PV) 45.750 2,6
ANTONIO CARLOS RODRIGUES (PR) 43.601 6,5
ADILSON ARMANDO CARVALHO AMADEU (PTB) 41.686 7,9
JOOJI HATO (PMDB) 40.847 6,5
MARTA MARIA FREIRE DA COSTA (DEM) 39.192 5,2
FRANCISCO DAS CHAGAS FRANCILINO (PT) 37.878 7,9
DOMINGOS ODONE DISSEI (DEM) 37.739 6,1
PAULO JESUS FRANGE (PTB) 36.881 8,5
ANTONIO DE PAIVA MONTEIRO FILHO (PR) 35.535 6,5
ADOLFO QUINTAS GONÇALVES NETO (PSDB) 34.209 5,7
CLÁUDIO ROBERTO BARBOSA DE SOUZA (PSDB) 33.726 6,3
JUSCELINO JOSÉ ATALIBA ANTNIO GADELHA(PSDB) 32.484 7,9
GILSON ALMEIDA BARRETO (PSDB) 32.079 6,3
ELISEU GABRIEL DE PIERI (PSB) 31.602 5,3
CLÁUDIO DO PRADO NOGUEIRA (PDT) 31.014 6,7
NOEMI PEREIRA NONATO CAVALCANTE (PSB) 30.734 6,1
JOSE AMERICO ASCENCIO DIAS (PT) 30.027 6,5
USHITARO KAMIA (DEM) 29.915 4,5
WADIH JORGE MUTRAN (PP) 29.039 5,5
JOSE FERREIRA DOS SANTOS (PT) 28.085 6,3
RICARDO TEIXEIRA (PSDB) 27.248 6,1
FRANCISCO MACENA DA SILVA (PT) 26.513 7,1
AGUINALDO TIMOTHEO PEREIRA (PR) 26.180 5,8
ATILIO FRANCISCO DA SILVA (PRB) 25.684 4,6
CARLOS ALBERTO EUGENIO APOLINARIO (DEM) 25.609 4,8
DALTON SILVANO DO AMARAL (PSDB) 24.084 4,5
GILBERTO TANOS NATALINI (PSDB) 23.872 6,5
PAULO SERGIO ABOU ANNI (PV) 22.615 5,3



Carta compromisso na íntegra
http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/node/1038

terça-feira, outubro 07, 2008

Editais



A Secretaria Municipal de Participação e Parceria, por meio da Coordenadoria da Juventude, realizará o concurso para seleção de fotografias e de vídeo que busquem apresentar os retratos da juventude paulistana.
O Concurso de Fotografia 'Retratos da Juventude Paulistana', é aberto a fotógrafos profissionais ou amadores, com idade entre 18 e 29 anos. As fotografias inscritas no concurso deverão necessariamente abordar um dos seguintes subtemas: O(s) retrato(s)
da juventude paulistana; Ações praticadas pela juventude paulistana; e Direitos e desafios da juventude paulistana (educação, saúde, cultura, lazer, trabalho e outros).

http://portal.prefeitura.sp.gov.br/noticias/coordenadorias/juventude/2008/09/0001




A Fundação Nacional de Artes (Funarte), em parceria com a Secretaria de Programas e Projetos Culturais (SPPC) do Ministério da Cultura, lança o edital do Prêmio Interações Estéticas - Residências Artísticas em Pontos de Cultura. O programa oferece a artistas contemporâneos de diversos segmentos a possibilidade de desenvolver um trabalho integrado a ações de Pontos de Cultura de todo o país. O investimento total é de R$ 2,09 milhões. O prazo de inscrições foi prorrogado para dia 20 de outubro de 2008.

Para tanto, serão viabilizados projetos de residência, que levarão o artista a promover atividades integradas com os Pontos e criar produtos finais de acordo com as demandas locais. Serão concedidos 71 prêmios que variam de R$ 15 mil a R$ 90 mil.

O Ponto de Cultura é a ação prioritária do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura. Representantes da sociedade civil firmam convênio com o MinC e, por meio de seleção pública, criam Pontos de Cultura, que ficam responsáveis por articular e impulsionar ações já existentes em suas comunidades. Atualmente, existem cerca de 800Pontos de Cultura espalhados pelo país.

http://www.funarte.gov.br/novafunarte/funarte/noticia.csp?NoticiaId=740

Nesta quarta 08/10 Cooperifa Chac. Santana

Biblioteca digital


A morte do escritor carioca Machado de Assis completou 100 anos no mês de setembro . Romancista, contista, poeta e teatrólogo brasileiro, ele foi considerado um dos mais importantes nomes da literatura do Brasil.

Sua vasta obra inclui ainda a crítica literária. Machado de Assis foi também um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras e seu primeiro presidente, chamada de Casa de Machado de Assis.

De saúde frágil, epilético, gago, Joaquim Maria Machado de Assis ficou órfão de mãe muito cedo e também perdeu a irmã mais nova. Ele não chegou a freqüentar a escola, mas, em 1851, com a morte do pai, tornou-se vendedor de doces. No colégio teve contato com professores e alunos.

Mesmo sem ter acesso a cursos regulares, empenhou-se em aprender e se tornou um dos maiores intelectuais do País, ainda muito jovem.

conheça suas obras em

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/ResultadoPesquisaObraForm.do?first=50&skip=0&ds_titulo=&co_autor=&no_autor=Machado%20de%20Assis&co_categoria=2&pagina=1&select_action=Submit&co_midia=2&co_obra=&co_idioma=&colunaOrdenar=null&ordem=null

FIES inscrições para bolsas de estudo



O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior - FIES é um programa do Ministério da Educação - MEC destinado a financiar a graduação no Ensino Superior de estudantes que não têm condições de arcar integralmente com os custos de sua formação. Para candidatar-se ao FIES, os alunos devem estar regularmente matriculados em instituições não gratuitas, cadastradas no Programa e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.


Até 19/10 estão abertas as inscrições para bolsas de estudo do programa FinanciamentoEstudantil (Fies). O subsídio será concedido apenas para os cursos que tenham obtido conceito igual ou maior que 3,0 no último Enade.

Mais em
http://portal.mec.gov.br/sesu/index.php?option=content&task=view&id=376&Itemid=303

Retratos Falantes



clique no link para ver o mapa
http://maplink.uol.com.br/v2/mapa.aspx?t=add&lat=-23.552608&lng=-46.662308&str=R%20Minas%20Gerais%20&nb=0&dt=Consolacao&zip=&ct=Sao%20Paulo&st=SP&z=15

Senta que lá vem, História..


Considerado um dos mais brilhantes poetas românticos brasileiros, é chamado de "cantor dos escravos" pelo seu entusiasmo diante das grandes causas da liberdade e da justiça - a Independência na Bahia, a insurreição dos negros de Palmares, o papel da imprensa, e acima de tudo isso a luta contra a escravidão.

Antônio Frederico de Castro Alves nasceu na fazenda Cabaceiras, próxima à vila de Curralinho, hoje cidade de Castro Alves, no Estado da Bahia. Era filho do médico Antônio José Alves e de Clélia Brasília da Silva Castro, falecida quando ele tinha apenas 12 anos. Por volta de 1853, mudou-se com a família para Salvador e lá estudou no colégio de Abílio César Borges, futuro Barão de Macaúbas, onde foi colega de Rui Barbosa. Ainda adolescente, já demonstrava vocação para a poesia.




Em São Paulo, cursou o terceiro ano da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, mas nas férias do fim de 1868, feriu-se no pé direito com um tiro acidental de espingarda, por ocasião de uma caçada.

Disso resultou longa enfermidade, várias intervenções cirúrgicas e finalmente a amputação do pé. Antes de regressar à sua terra natal, publicou, em 1870, o livro "Espumas Flutuantes". Foi vitimado pela tuberculose um ano mais tarde.




Castro Alves é o patrono da cadeira nº 7 da Academia Brasileira de Letras.

Suas principais obras são: "Espumas Flutuantes", "A Cachoeira de Paulo Afonso" e o drama já mencionado "Gonzaga ou a Revolução de Minas". Ao livro "Os Escravos" pertencem "Vozes d'África" e "O Navio Negreiro", considerados os dois poemas mais representativos de sua obra.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Castro_Alves

Sabe onde fica???


A escultura do artista plástico Toso foi instalada e inaugurada no Parque Municipal Guarapiranga - Estrada do Guarapiranga, 575 - Parque Alves de Lima, São Paulo – SP.

A escultura leva o nome "O Prevencionista", oriundo da campanha feita pela Revista CIPA. Ao todo, foram 793 sugestões e os nomes mais indicados foram colocados no site da revista para os internautas escolheressem o nome definitivo. Dentre os mais votados, o nome escolhido foi sugerido pelo Sr. Nilton Mapeli.

A importância da segurança no trabalho é retratada por equipamentos de proteção individual utilizados pela figura do trabalhador, como capacete, óculos, luvas, calçado de segurança, além do extintor de incêndio. A obra foi instalada no Parque Municipal para ser compartilhada com o maior número de pessoas e difundir assim a importância da prevenção a acidentes de trabalho.

Sobre o Pq. Guarapiranga
Em uma área de 152.600 m2 foi fundado em 1974 o parque às margens da represa de Guarapiranga. A vegetação é composta por vegetação nativa, eucaliptos e bosques de plantas da Mata Atlântica onde podem ser avistadas algumas das 52 espécies de animais do parque, como corujas, gaviões, gambás e diversos pássaros.

Serviço
Estrada Guarapiranga, 575 - Parque Alves de Lima / Campo Limpo – Tel.: 11 5514-6332
Uma atração a parte são os esportes náuticos e os diferentes equipamentos esportivos e de recreação no lago. Se você prefere ficar no sossego que tal admirar a vista privilegiada da represa? E aproveite para saber que esta represa contribui para 1/3 do fornecimento de água pára a Grande São Paulo.

Viva!!! viva a crise mundial...

presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Jackson Schneider, com Kassab, Lula e Ministro Celso Amorim.

Apesar de crise externa, venda de carros continua indo bem
Setembro teve crescimento de 31,7% em relação a setembro de 2007

- O assunto da moda é a crise abalou o sistema financeiro dos EUA, o que, evidentemente, afeta o mundo todo. Em todo caso, o Brasil vem passando ao largo do problema. A indústria automobilística continua confiante no mercado nacional, segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Também, pudera: setembro deste ano foi 31,7% melhor que o do ano passado.


Renault –
43.525 unidades em 2007
79.271 unidades em 2008

Citroën
27.469 unidades em 2007
47.176 unidades em 2008

Honda
50.315 unidades em 2007
74.301 unidades em 2008

Kia
3.530 unidades em 2007
13.913 unidades em 2008

Nissan
6.249 unidades em 2007
12.517 unidades em 2008

Mitsubishi
18.124 unidades em 2007
27.052 unidades em 2008

General Motors
312.499 unidades em 2007
391.073 unidades em 2008

Fiat
380.381 unidades em 2007
460.357 unidades em 2008

Volkswagen
360.303 unidades em 2007
434.625 unidades em 2008

Ford
171.906 unidades em 2007
190.185 unidades em 2008

Entenda como quiser

manifestação contra condições de transporte público na M' Boi Mirim

Quem não sabe....


Município de São Paulo

Eleitores (2008) 8.150.558
PIB (2005) R$ 263,2 bilhões
Orçamento (2006) R$ 17,1 bilhões
Agências bancárias (2007) 2.177 Eleição municipal 2004

Frota veículos(2008):

carros 4.009.301
ônibus 37.550
motos 506.660

sábado, outubro 04, 2008

Na Faixa, Capão Redondo

Na Faixa, Jd. Monte Azul

Edições Toró convida



Este livro traz o trabalho e a artimanha, o tempero e a modelagem de 23 autores da COOPERIFA, um sonho de carinho e de revide que toda quarta-feira à noite sangra, chora e brinca num boteco das margens da zona sul paulistana, há 7 primaveras.

No livro moram, dançando, 23 canetas da casa, juntadas no balaio de desenhar textos pra nossa mulecada. São contos, rimas, pinturas... Será que o livro e a mulecada daqui cabem na cerca da palavra "infanto-juvenil"? Nesse termo "infanto-juvenil" ?

É um livro feito a várias mãos. Um conseguiu a manteiga, outro untou a forma, mais uma cuidava do forno enquanto um batia a massa. E um ia lavando a louça enquanto outra ia bolando a cobertura. Agora taí o bolo de mulecagem.


Sarau da Cooperifa, onde mora o tição, a ciência,o sereno e a gana da Poesia.

Lançamento de "Um segredo no céu da boca – pra nossa mulecada"

No sarau o livro custará R$15,00

08/10/08 – às 21 horas-

Rua Bartolomeu dos Santos, 797 . Chac. Santana

Na Faixa, Curso de teatro Pq. Sto. Antônio




http://blogdabrava.blogspot.com

3ª MOSTRA CINEMA E DIREITOS HUMANOS NA AMÉRICA DO SUL


No período de 6 de outubro a 6 de novembro de 2008, a 3ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul leva a 12 capitais brasileiras o olhar singular de cineastas sul-americanos sobre temas, valores e dilemas que dizem respeito à dignidade da pessoa humana. Mais do que isso, essa terceira edição celebra os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que é em si um roteiro, um roteiro para a paz na humanidade. Um roteiro no qual somos todos atores e realizadores.

programação em São Paulo
http://www.cinedireitoshumanos.org.br/2008/p_saopaulo.htm